Dinâmica nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DINÂMICA DE GRUPOS NAS EMPRESAS

EPÍGRAFE

"A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades" Maxwell Maltz

SUMÀRIO

1.INTRODUÇÃO...................................................................................................06

2. POR QUE AS EMPRESAS UTILIZAM DINAMICA DE GRUPOS ?.........07

3. A DINÂMICA DE GRUPO NO PROCESSO SELETIVO..............................07

4. OBJETIVO PRINCIPAL....................................................................................08

5. DINÂMICAS MAISUSADAS..........................................................................09

6. DICAS PARA SE DAR BEM EM UMA DINÂMICA....................................10

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................12

1. INTRODUÇÃO

A dinâmica de grupo é um campo de conhecimento específico da psicologia social sobre os processos interativos quese passam nos grupos. Seu objetivo principal é o de pesquisar o grupo humano para conhecer as variáveis de seu funcionamento. Esse conhecimento pode, então, ser utilizado para provocar mudanças no funcionamento do grupo visando certos objetivos.

Neste projeto buscamos pesquisar sobre o uso desta ferramenta nas empresas de hoje em dia, qual os benefícios e as utilidades desta ferramenta para oobjetivo final da organização.

2. POR QUE AS EMPRESAS UTILIZAM DINAMICA DE GRUPOS ?

Dinâmicas de grupos geralmente são utilizadas no processo de seleção de funcionários nas empresas. Algumas dinâmicas são fundamentais para conhecer o perfil psicológico do candidato, assim sendo, uma ferramenta a mais para a empresa analisar e selecionar melhor o candidato para o cargo.

A dinâmica degrupo é usada também nas empresas como maneira de motivação e interação entre as equipes de trabalho, para facilitar o entrosamento dos novos funcionários, com os demais funcionários da empresa, e encorajar os antigos funcionários a seguir seus objetivos, tornando o trabalho mais prazeroso e produtivo.

3. A DINÂMICA DE GRUPO NO PROCESSO SELETIVO

Cada vez mais as empresas utilizam adinâmica de grupo para escolher os seus colaboradores. Se para certas funções este tipo de entrevista não contribui em muito, existem cargos para os quais a dinâmica de grupo pode ser muito útil para o empregador, de forma que ao tentar escolher o melhor candidato de entre vários Curriculum Vitae que tenha recebido.

Através da dinâmica de grupo o empregador pode verificar que candidatos serelacionam melhor com outros, quem trabalha melhor em grupo, entre muitas outras coisas. No fundo, o empregador consegue aperceber-se melhor do tipo de comportamento de cada candidato.

Para o candidato, convém levar muito a serio a dinâmica de grupo pois você vai ser observado durante toda a duração da mesma. Aceite o jogo e as regras propostas, faça perguntas antes do jogo se iniciar para perceberbem e compreender o que é esperado de si.

A dinâmica de grupo, no processo seletivo, permite que a pessoa seja avaliada enquanto individuo e enquanto grupo. Este fator será muito importante para a psicóloga organizacional, na medida em que a dinâmica se constitui como uma ferramenta disponível para a realização de uma avaliação que selecionara a pessoa adequada ao determinado perfil da empresa.Em geral, a dinâmica de grupo no processo seletivo tem quatro etapas. A primeira é a de apresentação, onde o psicólogo se apresenta, faz uma breve descrição sobre a empresa e também fala sobre o cargo disponível. A segunda é a das perguntas, a qual é solicitado que todos os candidatos fornecem algumas informações ao seu respeito como por exemplo: nome, idade, experiências, qualidades,...
tracking img