Dinâmica de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A dinâmica de grupo coloca os candidatos diante de situações onde terão que demonstrar sua forma de reação. Poderá avaliar características individuais no que se refere aos seguintes fatores: liderança; velocidade de ação; iniciativa; criatividade; espontaneidade; controle de ansiedade e tensões; habilidade de lidar com situações agressivas e outros.
Tanto a aplicação como ainterpretação dos exercícios de dinâmica exige a participação de um psicólogo ou pessoa com a experiência necessária para conduzir o processo.

Dinâmica de grupo
Hoje em dia, além das entrevistas pessoais, um recurso muito usado pelas empresas na hora da contratação é a dinâmica de grupo, um meio de aperfeiçoar a seleção de um ou mais candidatos e que aterroriza algumas pessoas mais do que a própriaentrevista.
Esse método vem sendo muito utilizado ultimamente devido à mudança de postura das empresas e corporações. O conceito de individualidade, daquele profissional que trabalha sozinho e não se relaciona com o colega de trabalho, está sendo deixado de lado. As empresas valorizam o relacionamento e querem alguém que saiba cooperar e trabalhar em grupo. Inclusive o espaço físico dosescritórios começa a privilegiar a interação, sem o excesso de divisórias por exemplo.
A grande e óbvia diferença entre a dinâmica de grupo e a entrevista pessoal é o fato de na primeira, além de haver mais pessoas, serem apresentadas situações em que os candidatos devem tomar decisões como se estivessem no ambiente de trabalho. A dinâmica avalia a interação grupal, e como os candidatos se portam diante desituações profissionais práticas. O número de candidatos para se fazer uma dinâmica é de, no mínimo, 6 pessoas. O ideal, no entanto, é entre 10 e 15, no máximo. Se forem menos de 6, o correto é fazer uma entrevista coletiva, que difere da dinâmica por não apresentar situações de trabalho.
O processo de aplicação da dinâmica começa a verificação de presença dos candidatos. Depois, oentrevistador fala sobre a empresa, as características da vaga e as exigências para conquistá-la. Também se pergunta, após as explicações, todos ainda estão interessados na vaga. Alguns desistem mesmo, porque a vaga não era exatamente a que procuravam.
A "segunda parte" consiste em uma dinâmica de apresentação, ou conhecimento: é o momento em que os candidatos se apresentam uns aos outros, para que seconheçam melhor e fiquem mais à vontade. É para quebrar o gelo e deixar os participantes mais relaxados; a partir disso, as habilidades de cada um podem ser mais bem aproveitadas. Mas já nesse momento o entrevistador começa a avaliar a interação dos candidatos, de acordo com as identificações que surgem entre eles. "Podemos identificar ou pelo menos elaborar um palpite sobre quem vai ser o líder, quemvai ficar mais calado, etc.
Na etapa seguinte, o entrevistador apresenta uma situação que poderia ocorrer no trabalho. Por exemplo, um projeto para venda por telemarketing. São separados dois grupos, um responsável pela elaboração da venda e o outro, o público-alvo. A análise do desempenho, por parte de quem entrevista, é individual e/ou coletiva: são analisados um a um os candidatos e o grupointeiro.
A partir das atitudes e comportamentos que cada indivíduo adota para resolver uma questão prática em grupo, o entrevistador classifica os candidatos em: aquele que comanda e é líder; o que se retrai e não fala quase nada; o que coordena, mas não expõe as idéias ao entrevistador, preferindo passar essa tarefa a outro. São muitos os tipos de candidatos e perfis, mas o que importa é a posturadiante das situações e a colaboração com o grupo, de uma forma ou de outra.
Para o psicólogo, o que importa é o rápido entendimento das situações, o desenvolvimento das idéias no grupo e, principalmente, o jogo de cintura. A forma como o grupo aceita o indivíduo, e vice- versa, também é muito importante. As pessoas precisam aprender a trabalhar em grupo.

Etapas da Dinâmica

As etapas...
tracking img