Dinâmica das relações interpessoais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.7 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

As relações interpessoais envolvem um elemento muito importante na visão da gestão de RH da IMPTRADE do Brasil, que é a percepção social. Segundo Bock(1999), a percepção social é o ponto de partida para as relações interpessoais – “percebemo-nos um ao outro e percebemos não só a presença do outro, mas o conjunto de características que apresenta o quenos possibilita ter uma impressão dele” (p. 135). Por conta disso, a empresa procura trabalhar o respeito às diversidades dos colegas de trabalho com o objetivo de manter um ambiente agradável econseqüentemente evitando os conflitos.

2.7.1 Motivação

Para desenvolver a motivação na IMPTRADE, foi possível notar que a gestão de RH utiliza a Teoria de Equidade, também conhecida pelo nome de Teoriado Equilíbrio, que é uma teoria de conteúdo, ou seja, refere-se ao “o que” motivo o comportamento humano. Em 2009 foram tomadas as seguintes ações a fim de aplicar a Teoria de Equidade:
- políticade benefícios igualitária a todos os departamentos: desde o Analista de comércio exterior Junior ao Vice-Presidente da empresa recebe os mesmos benefícios de Vale Refeição, Plano de Saúde médico eodontológico e vale-transporte;
- política de distribuição de PLR: fixado ao valor de um salário bruto, pago nos meses de fevereiro, desde que as metas tenham sido alcançadas.

2.7.2 Pesquisa de ClimaOrganizacional

Atualmente, para mobilizar e aproveitar plenamente as pessoas em suas atividades, as empresas estão mudando os seus conceitos e alterando as práticas gerenciais. A eficácia daorganização depende do alcance dos objetivos, da manutenção do sistema interno (pessoas e recursos não-humanos) e da adaptação ao ambiente externo. (CHIAVENATO, 2004).
Assim, avaliar a organização semconsiderar a importância da integração entre as partes fundamentais (pessoas) é desconsiderar o fator mais relevante aos resultados estratégicos de uma organização.
A gestão de RH da IMPTRADE do...
tracking img