Diminuindo colesterol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinco dicas para diminuir o mau colesterol
“Gorduras boas” ajudam a alcançar esse

Os níveis altos do colesterol ruim (LDL) podem estar associados a fatores genéticos e, em alguns casos, exigir ouso de medicamentos. Mesmo assim, em boa parte dos casos dá para ser feito um controle dessas taxas por meio de uma alimentação saudável.

O consumo excessivo de gordura trans ou saturada, porexemplo, eleva os níveis do colesterol ruim no corpo. De acordo com a nutricionista Juliana Maia, do Rio de Janeiro, se esse quadro se prolongar por muito tempo a pessoa se torna mais propensa adesenvolver doenças cardíacas, derrame, hipertensão e até mesmo impotência sexual no caso dos homens.

Um importante aliado da alimentação para prevenir esses problemas é a prática de exercícios físicosregulares. A atividade não apenas ajuda na redução do colesterol ruim, mas melhora os níveis do bom colesterol (HDL). Na alimentação, as gorduras boas, como o ômega-3 presente no salmão e no azeite,também oferecem benefícios, equilibrando as taxas de HDL.

Com base nas recomendações da nutricionista, confira cinco dicas que vão ajudar no controle das taxas de colesterol:

1 – Café da manhã: hádiversos queijos comuns à mesa com teores mais altos de gordura – mozarela, parmesão e provolone são alguns. Se você é muito fã deles e não consegue abandoná-los, vale a pena tentar pelo menos alternarseu consumo com produtos mais magros, como os tipos cottage e ricota. O leite desnatado também é uma boa pedida, no lugar do integral, que é mais gorduroso. As fibras das frutas, cereais edeterminados tipos de pão, inclusive, auxiliam na eliminação da gordura corporal.

2 – Almoço sem culpa: pessoas que almoçam fora de casa devem prestar atenção principalmente ao cardápio de restaurantes quepreparam receitas com molhos muito “carregados”. Isso é frequente, por exemplo, em restaurantes a quilo, onde esse hábito é uma estratégia para aumentar o peso do seu prato. Em vez de fazer dessas...
tracking img