dimesoes tecnico operativa

1303 palavras 6 páginas
A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA NOS PROCESSOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

GOMES, Kelines; SANGHI, Simone da Fonseca; LOPES, Maria Suzete Muller. Competência técnico-operativa em Serviço Social. Canoas: Ed. ULBRA, 2010. 128p.

A DIMENSÃO TECNICO-OPERATIVA NOS PROCESSOS DE TRABALHO (SIMONE DA FONSECA SANGHI)

Ao falar em dimensão técnico-operativa estamos nos referindo aos meios de trabalho adotados pelos profissionais na sua prática, ou seja, a habilidade de colocar o conhecimento em ação (p.31).

OBSERVAÇÃO- é uma técnica na qual observar não é somente olhar, mas é ir além. É poder observa uma série de coisas, pessoas, ações, relações e buscar seu significado, seu sentido. Através de uma observação tem-se mais condições de compreender características do cotidiano da comunidade/família/instituição /usuário que escolhe estudar ou intervir, desvelando hábitos, costumes, atitudes, os quais podem caracterizar estratégias utilizadas pelos mesmos, dentro do espaço onde vivem. (p.36)

ENTREVISTA- (...) é um modo de comunicação no qual determinada informação é transmitida de uma pessoa a outra. (Richardson, 1999, p.207). Algumas instruções podem ajudar no processo de entrevista como: explicar o objetivo da entrevista; assegurar o anonimato do entrevistado e o sigilo das respostas; solicitar acolaboração nas respostas, pois suas opiniões e experiências são importantes; etc. (p. 37).

VISITA DOMICILIAR- A visita domiciliar no Serviço Social é compreendida como uma situação onde o assistente social instaura uma relação com o sujeito no seu ambiente familiar, onde ele tem a possibilidade de compreender a realidade no próprio ambiente do usuário. Esse tipo de visita oferece ao técnico um maior número de possibilidades por entrar verdadeiramente na vida do usuário como um observador participante. Assim, segundo Amaro (2002), a realidade está disponível para ser interpretada e captada em suas verdades. É importante que o observador seja capaz de encontrar a

Relacionados