Dimensionamento de uma estação de tratamento de água para o bairro riachão- caruaru-pe

3779 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO ACADÊMICO DO AGRASTE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

DIMENSIONAMENTO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA O BAIRRO RIACHÃO- CARUARU-PE

ALUNO: EVERTON SANTOS DE BARROS

CARUARU – PE
JUNHO/2012
Apresentação
O presente trabalho, desenvolvido pelo aluno Everton Santos de Barros, faz parte da disciplina Sistemas de Abastecimento de Água, ministrada pela professora Kenia Kelly Barros e refere-se ao dimensionamento de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e à distribuição de água para a população do bairro Riachão, localizado na cidade de Caruaru-PE.

1) Ponto de tomada de água
O ponto escolhido para captação da água que será utilizada no sistema de abastecimento público foi a barragem de Jucazinho, localizada na divisa da cidade de Cumaru e Surubim. Esta barragem localiza-se a uma distância de 45 Km em relação ao bairro a ser atendido na cota de altitude de 495 m acima do nível do mar. Foi construída com intuito de beneficiar cerca 25 cidades do interior de Pernambuco, bem como controlar enchentes do rio Capibaribe.
A barragem possui 300 m de altura, com capacidade de armazenamento de 327.035.818 e uma vazão média anual de 6.336,50 L/s. o nível mínimo de água na barragem encontra-se na cota 292 m, a partir da base da barragem.
Este trecho do rio Capibaribe possui água do tipo Classe A obedecendo, desta forma, aos critérios estabelecidos por norma para o abastecimento público.

2) Estudo da população
Foram coletados dados populacionais da cidade de Caruaru, junto ao IBGE, referentes aos censos de 1990, 2000 e 2010, obteve-se ainda (também junto ao IBGE) a população do bairro Riachão para o censo 2010. Calculou-se por meio de regra de três simples, a população do bairro Riachão para os anos de 1990 e 2000. Com estes dados em mãos foi realizada uma estimativa da população do bairro para os próximos 30 anos. Tal estimativa

Relacionados

  • bueno doutorado projetofavela
    116410 palavras | 466 páginas
  • Relatorio de Gestão
    427661 palavras | 1711 páginas