dimensionamento de pratida

707 palavras 3 páginas
Dimensionamento de Partida
Quando um motor é ligado, a corrente elétrica exigida por ele, da rede, é muito superior a sua corrente nominal. Essa corrente só retorna para o seu valor nominal quando o mesmo atinge a velocidade nominal, pois a corrente é diretamente proporcional ao escorregamento.
Isto pode provocar queda de tensão e afetar o funcionamento de outras cargas. As vezes, esta queda de tensão chega a ser perceptível nos aparelhos de iluminação. Para evitar estes inconvenientes, os regulamentos de instalações de algumas concessionárias proíbem, acima de uma determinada potência, a utilização de motores com partida direta ou impõem limites a relação entre a corrente de partida e a corrente nominal.
Como as características dos motores são determinadas pelo fabricante e não podem ser alteradas, resta para os diversos tipos de partida fazer variar a tensão nos terminais do estator a fim de reduzir a corrente de partida. Nos motores com frequência constante, a redução do pico de corrente é acompanhada automaticamente de uma forte redução do conjugado.
Partida Direta
Quando a partida direta é escolhida como chave de partida a ser utilizada, devemos atentar nos dispositivos de acionamentos que serão empregados, como por exemplo, o contator, o relé e etc. Casos contrários poderão ter a redução da vida útil destes componentes.
Para ser mais pratico vamos partir do ponto em que possuímos um motor elétrico trifásico com as seguintes características:
Motor elétrico trifásico de 30cv de potência, 4 polos e será energizado a uma rede de alimentação trifásica de 380Vac/60Hz. A corrente nominal informada pelo fabricante é de 44A e possui como fator de corrente de partida: Ip/In=8,0. Este trabalha em regime normal de manobra com rotor gaiola de esquilo e desligamento em regime, por fim, possui tempo de partida de 5 segundos.
Circuito de Potência

Cálculos
Dimensionamento do Contator K1
Considerando que o contator, neste tipo de acionamento, conduzirá 100% da

Relacionados