Dimensionamento de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Operações de Almoxarifado/Armazenagem
Introdução:
Almoxarifado está diretamente ligado á movimentação ou transportes de carga. A utilização de um método adequado para estocar permite:
* Diminuir os custos da operação;
* Melhorar a qualidade dos produtos e;
* Acelerar os ritmos de trabalho.
Mede-se o processo de um complexoindustrial pelo grau de mecanização das suas unidades, incluindo armazenagem e manutenção de material. São as condições do trabalho que determinam as possibilidades reais de melhoria – servem de base na escolha do sistema de armazenagem de cargas e da operação do almoxarifado. A eficiência de um sistema para estocagem depende da escolha adequada do sistema:
Não existe um modelo, uma fórmula: o sistemade almoxarifado deve ser adaptado às condições específicas da armazenagem do produto e da organização.
ARMAZENAGEM é demasiadamente importante para a disponibilidade dos materiais, em atendimento às demandas:
através dela, que se busca manter a integridade das características dos materiais mister se faz que os locais reservados para os almoxarifados tenham condições necessárias, tenham sidoedificados para tal fim ou adequadamente adaptados caso contrário, a tarefa de conservar as características dos materiais, poderá ser prejudicada colocando-se em risco os materiais a serem armazenados .
O gestor de materiais e patrimônio tem de tomar todos os cuidados requeridos para a preservação do patrimônio:
todas as unidades deverão contar com programas de manutenção e conservação:* para que o material seja prontamente localizado no almoxarifado, isto é, possa ser identificado dentre os demais, em pouco tempo, o que implica a adequada organização dos espaços destinados para este fim e
* contribua para que o patrimônio seja transferido em boas condições às gerações futuras
Cuidados com armazenagem inicia-se com a perfeita localização dos materiais e devem-seestender aos aspectos de segurança, tais como:
Própria segurança das pessoas que trabalham no almoxarifado, nas atividades de movimentação de materiais, observando regras como:
* materiais pesados devem ser armazenados no piso ou nas prateleiras inferiores
* materiais de maior volume serem estocados próximos à entrada do almoxarifado, para facilitar a sua retirada
*compatibilidade entre materiais: não estocar inflamáveis junto a combustíveis
* cuidados necessários para o trato de materiais tóxicos ou venenosos: uso de EPI - luvas, máscaras, botas etc.
* existência de uma listagem de substâncias químicas armazenadas, contendo sua descrição, composição e forma de atuação em caso de vazamento ou contato acidental
* medidas desegurança: equipe de trabalho e visitantes

Segurança das pessoas que usarão o material, após a sua armazenagem
* se o produto for deteriorado, devido uma armazenagem inadequada, poderá ocorrer um acidente, quando de seu uso. Exemplo: policial utilizar munição indevidamente armazenada, o que acontecerá com escolares, que recebam,merenda deteriorada?
O Gestor de Materiais poderá serresponsabilizado pelos danos que possam vir a ocorrer por falta de adequada conservação dos materiais
Poderá responder pela perda dos materiais em si e pelos danos decorrentes de seu uso em condições deterioradas, o que poderá encorajar complicações de maior gravidade
Assim, é dever do gestor de materiais e patrimônio exigir condições adequadas para a execução das atribuições que lhe competem.
Osproblemas e as características de um sistema de almoxarifado estão relacionados com a natureza do material movimentado e armazenado:
estado físico: gases ( corrosivo, cheiro), líquidos, semilíquidos e sólidos
características físicas e químicas do material: desempenham papel importante na escolha dos métodos para manuseio e estocagem. Por ex.: líquidos são contidos e transportados em sistemas...
tracking img