Dimensionamento de bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CÁSSIO AZEVEDO DE LIMA
GIOVANI RODRIGUES DA FONSECA
HUDSON MIRANDA COSTA
SANDRO HELENO MESQUITA DE SOUZA

DIMENSIONAMENTO DA POTÊNCIA DA MOTOR BOMBA DO SEPARADOR DE ÁGUA E ÓLEO DO POSTO DE MANUTENÇÃO DE LOCOMOTIVA DA EMPRESA VALE

Artigo apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras de Ipatinga – MG.

Orientador: Paulo Rogério de Oliveira

FACULDADE PITÁGORAS DEIPATINGA
DEZEMBRO/2012
DIMENSIONAMENTO DA POTÊNCIA DA BOMBA DO SEPARADOR DE ÁGUA E ÓLEO DO POSTO DE MANUTENÇÃO DE LOCOMOTIVA DA EMPRESA VALE

Cássio Azevedo De Lima
Giovani Rodrigues Da Fonseca
Hudson Miranda Costa
Sandro Heleno Mesquita De Souza

RESUMO

O estudo deste trabalho está em determinar as características do fluido a ser bombeado, os desníveis do circuito de tubos através dedesenho isométrico e as velocidades econômicas de escoamento em função da vazão necessária para transferência. O dimensionamento de sistemas de bombeamento depende de diversos pontos onde ocorrem perdas de cargas. Para o dimensionamento da potência da motor bomba as folgas técnicas podem acumular, podendo gerar um superdimensionamento, com maior emprego de capital e desperdício de energia, devido aobaixo rendimento. O objetivo é dimensionar o sistema de bombeamento de forma a obter um melhor rendimento na transferência do fluido e uma melhor qualidade na parte de descarte dos mesmos ao efluente. Com o problema encontrado, a pesquisa foi iniciada e através de estudo de caso, abordando-a em fatores qualitativos e quantitativos, definiu-se as tubulações e seus acessórios padronizados,juntamente com a potência da motor bomba ideal para um perfeito funcionamento do sistema de separação de água e óleo.

Palavras–chave: Bombeamento; Motor bomba; Rendimento; Potência.

POWER PUMP MEASUREMENT OF THE WATER AND OIL SEPARATOR OF THE DESK OF LOCOMOTIVE MAINTENANCE COMPANY VALE

ABSTRACT

The study of this work is to determine the flow characteristics of the fluid being pumped, theunlevels of the circuit of pipes through isometric drawing and the economical rate of flows as a function of the outflow required for transfer. The measurement of pumping hydraulic systems depends on several points where losses loads occur. For the measurement of the motor pump power clearances techniques can accumulate and may generate an oversizing, with greater use of capital and energy waste due tolow income. The objective is to measure the pumping system to obtain a better yield in transferring fluid and a better quality at the disposal of the same effluent. With the problem found, the search was initiated and through case study, addressing it in qualitative and quantitative factors, we defined the standard pipes and fittings, together with the power of the motor pump ideal for a perfectfunctioning of the separation system of water and oil.

Keywords: Pumping; Motor pump; Efficiency; Power.

1 INTRODUÇÃO

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) foi criada pelo Governo Federal em 1º de junho de 1942 e privatizada em 7 de maio de 1997. Ao longo de sua história, expandiu sua atuação do Sudeste para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, diversificando o portfólio deprodutos minerais e consolidando a prestação de serviços logísticos. A Companhia Vale do Rio Doce, hoje atua apenas com o nome de Vale e está entre as maiores empresas em exploração de recursos naturais.

A VALE abastece o mercado global com produtos que dão origem a uma infinidade de elementos presentes no dia-a-dia de milhões de pessoas em todo o mundo. Exportados para diversos países, osminérios passam por transformações e são incorporados aos costumes locais na forma de novos produtos de uso comum. Atualmente, a empresa realiza pesquisas em diversos estados brasileiros e em países das Américas, da Ásia e da África com o objetivo de aumentar a qualidade e se manter em sintonia, visando sempre uma estratégia de crescimento. Hoje a vale opera com aproximadamente 60 mil trabalhadores...
tracking img