Dimensão humana na givernança corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Objetivo 3
Introdução 3
Objetivos do Comitê 4
Estrutura e responsabilidades do comitê 4
Conduta Etica 5
Referências 7

Objetivo
Este material tem por objetivo apresentar a constituição de um comitê de recursos humanos para a empresa “Serviços S/A” (nome fictício), bem como seus objetivos e atribuições.

Introdução
A Governança Corporativa hoje em dia, é de fundamentalimportância para as empresas, para dirigi-la e monitorá-la em sua gestão e estratégias. Envolve o relacionamento entre diretoria, acionistas, auditores independentes e os conselheiros de administração, por quem é liderado o sistema de Governança Corporativa.
O Conselho de Administração conta com o auxílio de comitês consultivos, que podem ser de finanças, auditoria, sustentabilidade, entre outros,e o ideal é que possuam membros especialistas em suas áreas de atuação.
Outro comitê que também pode ser formado é o de recursos humanos/remuneração. Este comitê tem grande relevância na assessoria do conselho, pois pode alinhar os interesses da empresa nos resultados à política de gestão de pessoas.
De acordo com o consultor Renato Bernhoeft, o

RH tem o papel de se aproximar do grupo decontroladores e influenciá-los no que se refere às políticas de gestão de pessoas.

Não deve visar apenas os interesses do pessoal, mas também dos acionistas, como também salienta Bernhoeft:

No discurso de RH, a preocupação com o bem-estar dos funcionários existe historicamente. Novas são as questões voltadas à responsabilidade social mais ampla, mas é preciso também compreender as expectativasdo acionista. Empresas não são entidades filantrópicas nem ONGs, são organizações lucrativas, que tem de manter o alto grau de capitalização e produtividade.

Isso é importante para os acionistas e investidores, que cada vez mais se preocupam com os resultados que uma boa governança corporativa pode gerar.
Segundo Vinicius Gorgulho:
Para o analista de investimentos, o RH tem o papelestratégico na obtenção do resultado e a qualidade da gestão de pessoas pode, sim, valorizar ou desvalorizar uma ação na bolsa.

Diante do exposto e entendendo sua importância, propomos a formação do comitê de recursos humanos para auxiliar o conselho de administração nas boas práticas da governança corporativa.

Objetivos do Comitê
De acordo com Gorgulho:

Por meio do comitê de RH, o conselho deadministração recebe informações de interesse sobre a remuneração dos principais executivos e a quantas anda um possível programa de sucessão, para não deixar que a saída de um diretor trave o desenvolvimento do plano estratégico, colocando outro rapidamente no lugar deste, já integrado às metas e estratégias.

Diante disto, os objetivos deste comitê são:
 dar suporte para a estratégia daempresa, criando políticas, normas e diretrizes que permitam sustentar as estratégias do negócio;
 traduzir e informar em números os objetivos estratégicos da empresa, com indicadores e metas;
 manter informações do grau de qualificação e satisfação dos funcionários, através de pesquisas, e o alinhamento do pessoal às estratégias da empresa;
 prover estratégias para atrair e reter os talentos daempresa;
 examinar os critérios para contratação e demissão de executivos, bem como para a sucessão de cargos, especialmente do diretor-presidente;
 analisar a política de remuneração.

Através desses objetivos, o comitê conseguirá desempenhar um bom papel nas práticas de governança corporativa do conselho de administração.

Estrutura e responsabilidades do comitê
O comitê contará comquatro integrantes, sendo dois conselheiros independentes, um diretor de recursos humanos e um acionista.
Os conselheiros independentes são especialistas na área de gestão de pessoas e terão a função de propor e implantar estratégias observadas no mercado e promover comparação da remuneração adotada com as práticas do mercado, criando indicadores para alinhá-lo aos interesses da empresa.
O diretor...
tracking img