Dimensão historica da disciplina

Páginas: 9 (2209 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
DIMENSÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA
Nestas Diretrizes Curriculares para o ensino de Arte, voltadas aos alunos da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná, apresenta-se, primeiramente, uma dimensão histórica dessa disciplina, com alguns marcos que influenciaram o desenvolvimento da Arte no âmbito escolar constituídos no início do século XIX, incluíram em seus currículos, diferentementedos demais, estudos do desenho associado à matemática e da harmonia na música, características da arte na sociedade burguesa européia do século XVIII e fundamentadas nos princípios do iluminismo.
Essa valorização da arte encontrou espaço na pedagogia da Escola Nova, fundamentada na livre expressão de formas, na genialidade individual, inspiração e sensibilidade, desfocando o conhecimento em arte eprocurando romper a transposição mecanicista de padrões estéticos da escola tradicional.
Emma Koch contribuiu significativamente para o ensino de Arte, ao participar da criação do Departamento de Educação Artística da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Paraná, e propôs a instituição de clubes infantis de cultura e a assistência técnica às escolas primárias. Participou também daconcepção da Escola de Arte na Educação Básica do Paraná, em 1957, no Colégio Estadual do Paraná (CEP), com o ensino de Artes Plásticas, Teatro e Música, já ministrada como Canto Orfeônico pelo Maestro Bento Mossurunga, desde 1947.
Com o passar do tempo, essas atividades foram incorporadas às classes integrais e implementadas no calendário escolar do CEP, onde permanecem até os dias atuais nessecontexto, em 1971, foi promulgada a Lei Federal n. 5692/71, em cujo artigo 7.° determinava a obrigatoriedade do ensino da arte nos currículos do Ensino Fundamental (a partir da 5.ª série) e do Ensino Médio.
O ensino de Arte retomava, assim, o seu caráter artístico e estético pela formação do aluno, pela humanização do sentidos, pelo saber estético e pelo trabalho artístico. Além de propor novas formasde ensino de Arte nas escolas, principalmente públicas, esses profissionais mobilizaram-se pela manutenção da obrigatoriedade do ensino de Arte no texto da LDB, promulgada em 1996.
A nova LDB 9394/96 mantém e assegura a obrigatoriedade do ensino de Arte nas escolas de Educação Básica. Uma característica marcante e explícita tanto das DCN quanto dos PCN do Ensino Médio foi a adoção do conceito deestética, fundamentado na “estética da sensibilidade”, na “política da igualdade” e na “ética da identidade”. Tais fundamentos estavam implí-citos também na organização dos documentos do Ensino Fundamental.
Os conceitos que serão tratados neste documento se relacionam com os estudos dos conhecimentos da arte e da estética, ou seja, será buscada na filosofia a compreensão dos assuntos docotidiano.
Nessa concepção, cooperam a experiência do sensível e a abstração do entendimento aristóteles considera a arte como imitação direta da própria idéia, do inteligível imanente no sensível, imitação da forma imanente na matéria. Na arte, esse inteligível é concretizado na obra, elaborada pelo artista.
A arte como expressão e o formalismo, ao contrapor-se a um modelo de arte fundamentado narepresentação fiel ou idealizada da natureza, sob a perspectiva da teoria expressionista, a arte teve como referência o pensamento de filósofos e artistas românticos do final do século XVIII.
Essas idéias de arte, como expressão e formalismo, também encontram-se presentes na educação, a partir das tendências da escola nova e da escola tecnicista. Na ação pedagógica da escola nova, que vê a arte comoexpressão, o aluno é o centro do processo educacional. A pedagogia da escola tecnicista, também presente na prática escolar atual, evidencia uma supervalorização da técnica e do mecanicismo no fazer do aluno. Essa tendência traz alguns elementos da arte como forma significante ou formalismo.
Na educação, o ensino de Arte amplia o repertório cultural do aluno a partir dos conhecimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diretrizes curriculares de matemática dimensão histórica da disciplina
  • Dimensão Histórica da Escola de Frankfurt
  • Disciplina dimensões históricas da educação fisica
  • A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica.
  • DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS DISCIPLINAS À INTERDISCIPLINARIDADE: UM DIÁLOGO COM CHERVEL, GOODSON E...
  • dimensao
  • Resumo as diferentes configurações da dimensão sócio-educativa do serviço social brasileiro na sua trajetória...
  • Disciplina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!