dilimquemcia

1145 palavras 5 páginas
Introdução

Este tem como tema violência domestica e nesse trabalho iremos falar sobre esse tema as suas consequências, as suas causas, tipos, etc. Em todo o mundo, particularmente as mulheres são vítimas da violência. Segundo o relatório “Progresso das mulheres do mundo”, divulgado pela agência ONU, cerca de 600 milhões vivem em países onde a violência doméstica não é considerada um crime. Na América Latina, um terço das mulheres declararam já ter sido vítima de agressão física e 16% de agressão sexual em algum momento de sua vida.
A violência doméstica pode definir-se como um padrão de comportamento que se dá em qualquer tipo de relacionamento onde o poder e o controlo são usados para submeter uma outra pessoa. Esse padrão de comportamento inclui abuso físico, sexual, emocional, psicológico, ameaças e acções que visam assustar, intimidar, aterrorizar, manipular, ferir, insultar o outro.
Actualmente, a violência doméstica apresenta-se, assim, como um campo teórico amplo, cuja complexidade se manifesta a vários níveis, começando na sua própria definição, que tem conhecido uma crescente evolução e expansão. O seu campo conceptual abrange, hoje, cada vez mais situações e comportamentos, outrora considerados ‘normais’

Desenvolvimento conceito A violência doméstica é definida pela justiça como actos de ofensa à integridade sexual, psicológica ou moral às mulheres ou a outros familiares. Este crime pode acontecer envolvendo marido, mulher e filhos, ou num ambiente de família macro, que envolve avós ou tios. Nesses casos de violência, o depoimento de vizinhos, colegas de escola e professores é muito importante. “Como qualquer crime que acontece no ambiente doméstico, fica difícil a colecta de prova. Em regra, você tem a palavra da vítima contra a palavra do agressor.

Agressão física, abuso sexual, violação e ameaças. Além disso pode incluir criticismo destrutivo, tácticas de pressão, falta de respeito, quebra de confiança,

Relacionados