Difícil ser funcionmário

1470 palavras 6 páginas
24/03/12

Compilando programas em C com o GCC

Compilando programas em C com o
GCC
Aten ão: este artigo assume que você está usando um sistema do tipo Unix (Linux, Mac OS). Se estiver no Windows, consulte a seção sobre o uso do gcc no Windows para saber o que você deve fazer de diferente. Observa ão importante: o caractere $que aparece no in cio das linhas de comando é apenas uma ilustração do prompt que costuma aparecer no terminal. Você não deve digitá-lo. (No Windows, usamos o caractere >com o mesmo significado.)
Com o g cjá instalado no seu sistema, é muito simples usá-lo para compilar c programas em C. Se o programa consistir de um único arquivo, você pode simplesmente executar este comando no terminal:
$gcpo. - po c gc o g onde prog.c é o nome do arquivo que contém o código. Os outros dois parâmetros, -o prog, indicam o arquivo de saída do compilador — o arquivo executável que conterá o programa. Você não verá nenhuma mensagem na tela se a compilação ocorrer sem problemas; o compilador só diz alguma coisa quando ocorrem erros.
Você precisa especificar o nome do arquivo executável de saída pois o padrão, por razões históricas, é usar o arquivo a.out. Em geral, usamos o mesmo nome do arquivo de código, tirando a extensão .c. Veja que, ao contrário do Windows, o Linux não precisa da extensão .exe para reconhecer um arquivo executável; ele utiliza os atributos de permissão do arquivo para saber se ele é executável, dos quais o gcc já cuida automaticamente.
Para executar o programa, a maneira mais universal é digitar o seguinte comando no terminal:
$.po
/ g

no qual os caracteres . indicam que o programa está no diretório (pasta)
/
atual. É possível também configurar o shell para que não seja necessário fazer essa indicação, imitando o comportamento do Windows (os computadores da
Pró-Aluno do IF estão configurados assim). Dessa maneira, você precisaria digitar apenas p o para executar o programa. rg Para mudar de

Relacionados