Difusao de gases fisico-quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

As energias cinéticas médias das moléculas gasosas só dependem da temperatura segue-se que as moléculas mais leves movimentam-se mais rapidamente que as pesadas, em igualdade decondições. A difusão de gases é descrita quantitativamente pela lei de Graham, que estabelece que numa dada temperatura, as velocidades de efusão dos gases são inversamente proporcionais a raiz quadradade suas densidades, ou de seus pesos moleculares. 

 Para gases A e B temos que:
                    (Lei da difusão de gases)            (1)

    Para uma dada temperatura e pressão:                       (2)
 
    Substituindo (2) em (1):
         (3)

Onde: MA é a massa de A e MB é a massa de B.
Se considerarmos o tempo uma constante, temos então:
LaLb=MaMb (4)Onde: La é a distância percorrida pelo gás A e Lb, a distância percorrida pelo gás B.

2. Objetivo

Estudar a velocidade de difusão dos gases com base em experimento, a Lei de Graham é a leiespecifica que estuda a velocidade de difusão e efusão dos gases. Observar a formação do anel sólido resultante da reação entre hidróxido de amônio aquoso com ácido clorídrico, resultado da difusãodos gases num tubo de vidro.

3. Procedimento

4.1 Material Utilizado
Tubo de vidro de comprimento 99,0 cm
Algodão
Hidróxido de Amônio P.A
Ácido Clorídrico P.A
Acetona
Pinça metálicaRégua de 100,0 cm
4.2 Metodologia
Foi montado um sistema com um tubo de vidro limpo e seco com dois orifícios nas pontas que, foram tampados previamente com algodão embebido de ácidoclorídrico de um lado e hidróxido de amônio no outro. A régua utilizada permaneceu paralelamente ao sistema para medir em que posição se formaria o anel de cloreto de amônio. Depois de verificada a formaçãodo anel, retirou-se os algodões umedecidos com ácido e base respectivamente e o tubo de vidro foi lavado e gotas de acetona foram colocadas para que facilitasse a evaporação e o interior...
tracking img