Difusão da Cultura










RESENHA ANEXO 2 DO LIVRO DE LARAIA
A DIFUSÃO DA CULTURA











Dourados – MS
2013
DIVERSIDADE CULTURAL UMA QUESTÃO DE RESPEITOLUCIANE ANDRIELA CARDOSO – RGM: 132.754


O texto “A Difusão da Cultura”, pertencente ao Anexo 2 do Livro de Laraia – Cultura: Um Conceito Antropológico, aborda ospadrões culturais de um dado sistema e ressalta que este padrões são criados através de empréstimos culturais vindos de outros sistemas.
Utiliza a ilustração do cotidianodiário de um cidadão norte-americano como exemplo, e nela podemos observar que somos influenciados por culturas diferentes e que nossos hábitos, costumes e comportamentosfazem parte desta difusão cultural.
Muitos conflitos sociais ocorrem por causa do etnocentrismo, que é uma visão do mundo feita através da nossa própria cultura, naqual desconsideramos esta diversidade cultural e achamos que o nosso modo de vida é o melhor e o mais correto.
Tal visão é preconceituosa e não leva em consideração aquestão da “difusão cultural” e o fato de que uma cultura deriva-se de muitas outras, sendo assim é fundamental o respeito e imprescindível a aceitação destas diferenças.Ocorrem muitas mudanças dentro do mesmo sistema cultural e também entre povos de culturas diferentes, precisamos entendê-las e utilizá-las como fonte de aprendizado.Segundo Laraia sem essa difusão cultural não seria possível o grande desenvolvimento atual da humanidade.
Precisamos quebrar barreiras antigas e atenuar o choque entre asgerações, amenizando comportamentos discriminatórios a fim de nos prepararmos para viver de maneira plena neste mundo admirável constituído de múltiplas culturas.
tracking img