Difteria e esquistossomose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFTERIA

DEFINIÇÃO
Também denominada crupe, é uma doença bacteriana aguda, sendo infectocontagiosa caracterizada pela presença de uma pseudomembrana cinza-esbranquiçada no local da infecção,aderentes, circundadas por processo inflamatório que invade as estruturas vizinhas, localizadas mais frequentemente nas amídalas.

AGENTE ETIOLÓGICO
É provocada pelo baciloCorynebacterium Diphtheriae.

MODO DE TRANSMISSÃO
Transmitido por contagio direto com doentes ou portadores assintomáticos (que não manifestam a doença) através das secreções nasais, podendo ocorrer atransmissão direta, através de objetos que tenham sido contaminados recentemente pelas secreções de orofaringe ou de outras lesões, a incidência da transmissão costuma aumentar nos meses frios eprincipalmente em ambientes fechados, devido a aglomeração.

DIAGNOSTICO
O diagnostico é feito a partir de hemogramas e analise das secreções nasais recolhidas pelo medico. Recomenda-se não retirar a membrana,já que esta ação pode aumentar a absorção da toxina.

SINAIS E SINTOMAS
A doença compromete o estado geral do paciente, que apresenta febre, cansaço e palidez. Há dor de garganta discreta, emcasos mais graves pode haver edema intenso no pescoço, aumento dos gânglios linfáticos na região e até asfixia mecânica aguda pela obstrução causada pela placa.

TRATAMENTO

Repouso, antibióticos eaplicação de soro antidiftérico, podendo ser necessária a aspiração das vias aéreas, de forma cuidadosa .

PREVENÇÃO
A difteria pode acometer pessoas suscetíveis (não vacinadas) de qualquer idadee não apenas as crianças. A única maneira efetiva de prevenir é a vacinação, em geral, não confere imunidade permanente, o que faz com que o doente deva continuar seu esquema de vacinação após altahospitalar. Crianças em idade pré-escolar são o grupo mais suscetível quando não imunizados previamente com esquema básico da vacina combinada com DTP e HIB, que é realizado em 3 doses, aos 2,4 e 6...
tracking img