Difinições de GIS

2726 palavras 11 páginas
GIS : DEFINIÇÕES E APLICAÇÕES NA LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), ou GIS, do inglês Geographic Information Systems, têm apresentado um crescimento grande nos EUA, em torno de 20% ao ano. No Brasil, apesar de não existirem estatísticas específicas, alguns especialistas estimam que existe um crescimento na ordem de 30% ao ano.
A melhor forma de entender o significado e a aplicabilidade de GIS é através de um exemplo comum. Quem nunca viu um mapa fixado na parede demarcando áreas de venda, ou então, com clientes representados por alfinetes coloridos? Agora, as empresas com esta prática podem melhorar o processo de análise dos clientes, bem como utilizar um instrumento mais adequado na formação de zonas de vendas, isto sem mencionar as inúmeras aplicações que podem ser executadas por GIS.
O tratamento das informações espaciais no passado era realizado basicamente através da utilização de mapas em papel. Hoje em dia, existem softwares que permitem o uso de tais informações para auxiliar na tomada de decisão. Análises do tipo quantos e quais clientes são atendidos no raio de 150 Km são facilmente realizadas pela tecnologia GIS. Além disso, pode-se fazer análises e gerar mapas temáticos utilizando mapas digitalizados contendo rodovias, ferrovias e informações sobre dados georeferenciados, como pode ser visto na figura 1. Sem mencionar a aplicação desta ferramenta em problemas de localização, seja de pontos comerciais ou de fábricas. No roteamento de veículos ela é fundamental, pois permite ao usuário visualizar as rotas que foram geradas a partir de um algoritmo.
DEFINIÇÃO
Uma definição bastante comum de GIS encontrada na literatura relaciona esta tecnologia com uma ferramenta que associa banco de dados a mapas digitalizados. Conceitos mais amplos que este são apresentados hoje em dia. Um GIS completo consiste em pelo menos cinco componentes: software, hardware, dados geográficos, pessoal e organização. Partindo do princípio que o

Relacionados

  • Processamento
    17302 palavras | 70 páginas