Dificuldades e avanços encontrados em sala de aula na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADES E AVANÇOS ENCONTRADOS NA SALA DEAULA

Edna Santos*
Luciane Andrade*



RESUMO

Este registro é fruto de um trabalho coletivo realizado no decorrer do ano letivo de 2010, na turma do Pré II- B, 1º turno na Unidade de Educação infantil “Jader Barbalho”. As atividades realizadas com as crianças ocorreram através de projetos educativos, partindo de interesses enecessidades da educação infantil, de acordo com eixos norteadores, direcionando a um trabalho efetivo, com competência e autonomia. Serão abordados neste, questões de identidade e autonomia, ligadas ao cotidiano da criança e aos demais envolvidos no processo ensino aprendizado, permitindo ampliar este universo com significações a partir da realidade que foram vivenciadas pelos demais. Pretende-seassim levar à reflexão sobre os erros e acertos, apontando a importância da prática na educação infantil, considerando a problemática: “As dificuldades e avanços encontrados em sala de aula”. Concluí-se que quando existe esforço e busca a novos saberes valorizando aqueles que os educandos trazem consigo, as atividades educativas tornam-se mais prazerosas e significativas.

PALAVRAS-CHAVE:Prática educativa, Brincadeira, Ensino-Aprendizado.


____________________
*Docentes de Práticas Educativas na Educação Infantil: Pré II B – (1º turno) – U.E.I. “Jader Barbalho”.
E-mail: elisboasantos@hotmail.com: LP9600570;
lucien_prado@hotmail.com
1. INTRODUÇÃO

O primeiro semestre foi desenvolvido pela professora Eliane Pamplona com o ajuda de auxiliares em forma de rodízio; O segundoficou sob a responsabilidade da professora Edna Santos juntamente com a professora Letícia Souza (auxiliar de professor).
A professora Edna, lotada na U.E.I. como auxiliar de professora no turno da tarde foi convidada pela professora Magali Monteiro (diretora da unidade de ensino) a participar da regência de classe da turma citada à cima, pois a professora Eliane encontrava-se de licençamaternidade retornando somente em Dezembro.
Ao ser convidada aceitou o desafio, porém com muitas preocupações. Foi sua primeira experiência direta com educação infantil e com turma inclusiva, onde teve a felicidade de conhecer o aluno Tiago – (PNE), caminhando junto a ele e mais que isso, aprendendo, pois se trata de uma criança muito inteligente, com muita força de vontade e determinação. Muitasvezes sentia-se deficiente diante de sua convicção. Pode afirmar que sentia grandes conflitos, pois assumir uma turma no segundo semestre é um desafio maior que assumir no início do ano letivo, assim também como é conflitante para os alunos. É uma trajetória árdua que precisa de sensibilização e aceitação, não só por parte dos alunos, mas por todos envolvidos no processo de ensino e aprendizado daturma. A partir desse processo de adaptação e embasado no que diz Severino (2008) “... a educação só pode-se realizar por mediações práticas que se desenvolvem a partir de um projeto histórico e social a que a instituição escolar é o lugar por excelência desse projeto...”. Partindo deste conceito foram iniciadas as atividades ao projeto “Mente sã e corpo são” inspirados no país vencedor da copa domundo de 2010, Espanha.

2. DIFICULDADES E AVANÇOS RELATADOS PELA PROFº EDNA SANTOS
2.1- O BRINCAR NA INFÂNCIA
Quando vivemos a autenticidade exigida pela pratica de ensinar- aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética... (FREIRE, 1996, P. 24)

E foi nessa perspectiva que aceitei o desafio de assumir aturma, a fim de auxiliar na construção de sujeitos autônomos, críticos, cidadãos humano, pois “Nascemos humanos, mas isso não basta: temos também que chegar a sê-lo”, diz um autor do nosso tempo. (SAVATER, 1998, p. 29).
Nos primeiros dias de aula as crianças sentiram-se um pouco tímidas, mas logo se adaptaram comigo, pois a Professora Letícia estava sempre presente por fazer parte do rodízio de...
tracking img