Dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros em prevenir as úlceras de pressão na unidade de terapia intensiva geral do hospital geral de vitória da conquista – ba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC

COLEGIADO DE ENFERMAGEM





MARCELO SILVA BORGES









DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS ENFERMEIROS EM PREVENIR AS ÚLCERAS DE PRESSÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA GERAL DO HOSPITAL GERAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA






























VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

2008

MARCELO SILVABORGES



















DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS ENFERMEIROS EM PREVENIR AS ÚLCERAS DE PRESSÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA GERAL DO HOSPITAL GERAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA











Monografia apresentada à disciplina de TCC do curso de UTI para Enfermeiros da Faculdade Católica de Ciências Econômicas daBahia, dirigida pela Profª MSc. Fátima Maria Nery Fernandes, como parte dos requisitos para aquisição do título de Especialista em UTI.

















Vitória da Conquista - Ba

2008











































Dedico este trabalho à minha mãe Vera Lúcia Silva Borges, por todocarinho e compreensão, como também por toda paciência e educação passada.






AGRADECIMENTOS



A Deus pela presença constante em minha vida, pela luz, inteligência concedida e a vontade de vencer e, sobretudo, a saúde.
A minha família em especial minha mãe Vera que sempre incentivou e esteve junto nesta caminhada, exemplo de perseverança, luta e garra para viver, assim como apoioirrestrito.
A minha namorada Martamaria pelo incentivo e paciência que sempre foi marcante em nossa história de amor.
A todos os amigos da faculdade que estiveram presentes durante esta caminhada, pelas nossas histórias de faculdade, as lutas e as dificuldades enfrentadas durante todo o curso.
A Sérgio diretor da Pós Grad, pelo apoio e conselhos.
A todos o meu muito obrigado.“Todo entusiasmado é também um apaixonado. Ele acredita com tal força em sua própria capacidade de realizar e vencer que faz tudo com paixão. E paixão no sentido mais positivo da palavra, ou seja, emoção!”Luiz Marins


RESUMO



Os enfermeiros que trabalham em UTI´s estão sempre tendo que cuidar da prevenção de úlceras de pressão em pacientes acamados por um longo período. O presente trabalho tem como objetivos: Identificar o conhecimento acerca da úlcera de pressão, pelos enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva Geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista – BA. Identificaros fatores intrínsecos que contribuem para a ocorrência da úlcera de pressão na Unidade de Terapia Intensiva Geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista – BA. E ainda, identificar as ações desenvolvidas pela enfermagem para prevenir as úlceras de pressão, nos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista – BA em novembro de 2007. Ametodologia utilizada foi à pesquisa exploratória com o estudo de caso das úlceras de pressão. O referencial teórico abrange os autores que tratam do tema. Verificou-se com a conclusão deste trabalho que os enfermeiros do Hospital Geral de Vitória da Conquista estão capacitados para diagnosticar e cuidar da prevenção das úlceras de pressão em pacientes da UTI do hospital. O grande problemaenfrentado pelos enfermeiros é o fato de que a mudança de posição é a mais adequada para evitar o problema, mas não o fazem para não desestabilizar o paciente, além do fato de não serem apoiados pela equipe médica que não concordam com esse procedimento para não complicar a saúde do paciente em outros aspectos.



Palavras – chave: enfermeiros – contribuição – prevenção – úlcera de pressão....
tracking img