Dificuldades encontradas no trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldades enfrentadas no trabalho em equipe
O ser humano é um ser essencialmente social, desde o nascimento ele pertence a grupos. Primeiro a família, depois a creche, escola ou cuidador e assim segue ao longo de sua vida. Através de sua interação com o meio vão se formando opiniões, comportamentos e identidades. E assim vão sempre seguindo o que acham certo e defendendo seus ideais que sãofrutos da criação e educação que receberam ao longo da vida.
Um grupo é formado por um conjunto de pessoas que partilham um objetivo em comum, em torno de uma tarefa específica, por meio da interação das pessoas envolvidas, que buscaram se unir em busca do sucesso na realização desse objetivo ou tarefa comum.
Como somos seres únicos, com as mais diversas características, cada integrante em umaexperiência grupal, deve defender seu ponto de vista através do exercício da fala, do silêncio e da exposição de opinião para que o grupo possa trabalhar junto de maneira harmônica. Pois é importante que cada integrante fale, e saiba escutar a opinião do próximo, respeitando as diferenças.
Diferente de um trabalho individual, o trabalho em grupo permite experiências que provocam no individuo acapacidade de discussão, cooperação, aprender a lhe dar com o outro e a habilidade de argumentação. Dentro de um processo grupal, existem dois fatores que são fundamentais, o vínculo e a tarefa. O vinculo que os componentes do grupo devem formar entre si, pois juntos giram em torno de uma tarefa em comum. Esses dois fatores são evidenciados através da comunicação. Conforme Pichon-Rivière apudVillani; Silva, (2006, p. 3) vinculo é “como uma estrutura complexa que inclui o sujeito, um objeto e sua mútua inter-relação como processos de comunicação e aprendizagem” Segundo Pichon-Rivière (1988), há dois tipos de grupos. Primário que como exemplo temos a família, e o grupo secundário, que são exemplificados pelos grupos de trabalho, estudos e instituições. Em cada um desses grupos, oindividuo deve encontrar seu papel dentro do grupo de acordo com sua forma de ser, sua identidade.
São inúmeras as dificuldades enfrentadas em um trabalho em grupo. E isso se da pela diversidade de formas de agir existente em cada integrante. Por isso é necessário que todos façam o possível para amenizar os conflitos consequentes dessa diversidade.
Reuniões e discussões sãoimportantes para o bom desenvolvimento do grupo em busca do objetivo. As decisões em grupo propiciam que as ideias sejam trabalhadas em comum acordo, partilhadas igualmente entre os integrantes. Atualmente, ter a capacidade de trabalhar em equipe propicia maiores chances de um progresso profissional, já que para a maioria das empresas é importante que os funcionários saibam aliar seusconhecimentos com o de outros profissionais. Profissionais com essa capacidade tem maior facilidade em lidar com as pessoas, e trocar ideias.
Todos os dias nos deparamos com mudanças no meio em que vivemos, e essas mudanças nos levam a mudar o nosso modo de pensar e agir a respeito de diferentes assuntos.
Muitas vezes não temos a possibilidade de escolher a qual grupo iremos participar, sendo assimdevemos a cada dia tentar aprender mais a lidar com as diferenças entre o modo de pensar e agir das pessoas. Sendo assim devemos estar preparados para lidarmos com qualquer tipo de pessoa, de maneira que consigamos expor nossas opiniões, sem desrespeitar o próximo, de maneira a alcançarmos o objetivo pretendido.
O fato de podermos escolher a qual grupo iremos participar facilita muito, porquepodemos escolher pessoas que temos mais afinidades ou que tenham pensamentos iguais ao nosso, facilitando assim a formação de uma opinião comum.
Porém como já dito anteriormente, nem sempre é possível escolher com quem vamos trabalhar, em muitas vezes temos que trabalhar com pessoas que nunca vimos na vida, que pensam diferente, tem costumes diferentes mas tem um objetivo em comum.
Um exemplo...
tracking img