Dificuldades de aprendizagem

Páginas: 26 (6477 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2015
Dificuldades de aprendizagem
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicionemais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Yahoo! — Bing.


Dificuldades de aprendizagemClassificação e recursos externos
CID-10
F80-F81
CID-9
315.0-315.2
 Aviso médico
Dificuldade de aprendizagem, por vezes referida como desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar problemático para umindivíduo o aprendizado tão rápido quanto o de outro, que não é afetado por ela.
Índice
  [esconder] 
1 Características gerais
2 Definições oficiais
3 Distinção de outras condições
4 Tipos de dificuldades de aprendizagem
4.1 Áreas de percepção envolvidas
4.2 Terminologia e classificação
5 Possíveis causas
6 Tratamento
7 Ver também
8 Notas e referências
9 Ligações externas
Característicasgerais[editar | editar código-fonte]
A expressão é usada para referir condições sócio-biológicas que afetam as capacidades de aprendizado de indivíduos, em termos de aquisição, construção e desenvolvimento das funções cognitivas, e abrange transtornos tão diferentes como incapacidade de percepção, dano cerebral, disfunção cerebral mínima (DCM), autismo, dislexia e afasiadesenvolvimental. No campo da Educação, as maiscomuns são a dislexia, a disortografia e a discalculia.
Um indivíduo com dificuldades de aprendizagem não apresenta necessariamente baixo ou alto QI: significa apenas que ele está trabalhando abaixo da sua capacidade devido a um fator com dificuldade, em áreas como por exemplo o processamento visual ou auditivo. As dificuldades de aprendizagem normalmente são identificadas na fasedeescolarização, por profissionais como psicólogos, através de avaliações específicas de inteligência, conteúdos e processos de aprendizagem.
Embora a dificuldade de aprendizagem não seja indicativa do nível de inteligência, os seus portadores têm dificuldades em desempenhar funções ou habilidades específicas, ou em completar tarefas, caso entregues a si próprios ou se encarados de forma convencional. Estesindivíduos não podem ser curados ou melhorados, uma vez que o problema é crónico, ou seja, para toda a vida. Entretanto, com o apoio e intervenções adequados1 , esses mesmos indivíduos podem ter sucesso escolar e continuar a progredir em carreiras bem sucedidas, e mesmo de destaque, ao longo de suas vidas.
Em tempo, ainda pode se ressaltar que as chamadas dificuldades de aprendizagens surgem devidos namaioria das vezes por situações sociais, ou seja, o meio em que convive. A família é um canal para essa melhoria, pois, o professor que é um especialista da área de ensinar pode realizar algumas interferências, porém o chamado educador poderá ser qualquer cidadão, pois educar todos tem essa capacidade, e professor é uma profissão.
Definições oficiais[editar | editar código-fonte]
O termo"dificuldade de aprendizagem" (no original em língua inglesa, "learning disability") aparentemente foi usado pela primeira vez e definida por Kirk (1962, citado em Streissguth, Bookstein, Sampson, & Barr, 1993, p. 144). O autor referia-se a uma aparente discrepância entre a capacidade da criança em aprender e o seu nível de realização. Nos Estados Unidos uma análise das classificações de Dificuldades deAprendizagem em 49 dos 50 estados revelou que 28 dos estados incluiram critérios de discrepância deQI/realização em suas diretrizes para Dificuldades de Aprendizagem (Ibid., citando Frankenberger & Harper, 1987). No entanto, o Joint National Committee for Learning Disabilities (NJCLD) (1981; 1985) preferiu uma definição ligeiramente diferente:
"Dificuldades de Aprendizagem é um termo genérico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades na Aprendizagem
  • DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM
  • Dificuldades da aprendizagem
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem
  • dificuldade na aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!