Dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Juliana Pires de Oliveira
Profª. Patrícia Souza Marchand
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0255) – Prática do Módulo II
01/06 /2011



RESUMO


Este trabalho irá abordar como tema principal as dificuldades de aprendizagem, que são identificadas na fase de escolarização. As dificuldades de aprendizagem se discutem muitono âmbito escolar, pois os professores não são capacitados especificamente para as dificuldades apresentados e as escolas não dão o apoio necessário para as mesmas. A grande maioria dos pais não se importa com as dificuldades de seus filhos e tão pouco se interessa em saber.


Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Professor. Aluno. Escola. Pais




1 INTRODUÇÃO

Tendonoção por conviver no ambiente escolar sobre o que são dificuldades de aprendizagem, e ainda tendo algumas dúvidas, procurei pesquisar sobre o que é aprendizagem, quais são as dificuldades e a diferenciação que cada uma delas apresenta. Verificar qual é realmente o papel do professor e da escola diante dessas dificuldades, e como os pais devem agir, quando surge tal dificuldade em seus filhos.Muitas pessoas confundem distúrbio de aprendizagem com dificuldades de aprendizagem. Distúrbio de aprendizagem são fatores que atingem a parte neurológica, é necessário o acompanhamento de um médico e o uso de medicação, e a dificuldade de aprendizagem abrange a parte de processo ensino-aprendizagem.
Dar a criança o espaço necessário para a realização de suas tarefas requer muitapaciência. É preciso levar em conta que as crianças demoram mais que os adultos para executar ações simples. Não adianta querer correr e estressar a criança e acabar fazendo por ela, e quando surge uma dificuldade deve-se analisar a melhor solução possível para resolvê-la.
Na escola é muito importante que o professor considere as características individuais dos alunos e seus interesses ao organizaro processo de ensino, de forma a facilitar a aprendizagem, para que assim possa estimular-lo ao querer aprender.
O aprendizado eficaz só se da quando o professor, o aluno, a escola e os pais trabalham junto nesse processo.



2 DESENVOLVIMENTO


A aprendizagem é um processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seugrupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para suas ações e para as experiências que vivem.
O termo“dificuldade de aprendizagem”(no original da língua inglesa, “learning disability”) aparentemente foi usado pela primeira vez e definida por Kirk (1962, citado em Streissguth, Bookstein, Sampson, & Barr, 1993, p.144). O autor referia-se a uma aparente discrepância entre a capacidade da criança em aprender e o nível de realização.
É um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo deperturbações, manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da compreensão auditiva, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.
A aprendizagem depende basicamente da motivação. Muitas vezes o que se chama de dificuldade de aprendizagem é basicamente “dificuldade de ensino”. Cada indivíduo aprende de uma forma diferente. Quando a aprendizagem não sedesenvolve conforme o esperado para a criança, para os pais e para a escola ocorre a “dificuldade de aprendizagem”É necessário o reconhecimento do problema por um profissional adequado, com treino específico da dificuldade a fim de que a criança supere suas dificuldades, com esforços, compreensão, colaboração e flexibilidade de todas as partes envolvidas no processo: criança, pais, professores e...
tracking img