Dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM VERSUS FRACASSO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO PSICOPEDAGÓGICA

Olivia Souza de Lima Leite[1]


“A alfabetização não é um jogo de palavras; é a consciência reflexiva da cultura, a reconstrução crítica do mundo humano, a abertura de novos caminhos (...) A alfabetização, portanto, é toda a pedagogia: aprender a ler é aprender a dizer a sua palavra” (FREIRE, 1985: 14).1 APRESENTAÇÃO

Este artigo pretende focar, dentro da ampla questão que é a aprendizagem humana, alguns aspectos das dificuldades de aprendizagem (DA), geradores de controvérsias e incansáveis pesquisas no campo da investigação do fracasso escolar.
A educação [enquanto processo social e individual] representa uma das condições fundamentais para que o homem se constitua como serhumanizado e humanizador. A criança com insucesso escolar transporta uma extensa carga de frustração, que se reflete na família, no professor e no grupo dos seus companheiros. Por isso, é necessário que o educador compreenda a questão do desempenho escolar contextualizando-o no âmbito de um processo maior, propondo o encontro entre o sujeito e a educação, e não somente no indivíduo, tampouco noprocesso educacional.
De acordo com a concepção construtivista, a criança elabora o seu conhecimento a partir da atribuição de um sentido próprio, genuíno das situações que vive e com as quais aprende. As capacidades de autonomia, reflexão e interação constante com os outros exercem papel primordial no processo de crescimento da criança. Nessa perspectiva, todos os que se encontram envolvidos noprocesso educativo participam, de forma privilegiada, do processo de humanização do sujeito: “o momento em que ele pode apropriar-se do conhecimento e fazer dele um instrumento de desenvolvimento de suas potencialidades” (MEIRA, 2000, p.67).
Segundo Vitor da Fonseca (1995, p.358), “o insucesso escolar não deve ser o comportamento de sobrevivência ou de refúgio de inúmeras crianças que,sendo inteligentes, encontram-se profundamente desmotivadas pelo que a escola oferece e proporciona aos seus alunos.” Lembra, ainda, que na história da educação emergiram valores como Einstein [só começou a falar aos quatro anos e aos sete iniciava os passos na leitura], Newton [considerado como um aluno de fracos recursos], Beethoven [o seu professor de música chegou a dizer que como compositornão tinha chance], Abraham Lincoln [privado de seguir a carreira militar] e Winston Churchill [repetente na escola primária]. Entre outros, temos Thomas Edison [os seus professores consideravam-no estúpido demais para aprender o que quer que fosse] e Walt Disney [o seu editor chegou a confessar que ele não tinha boas idéias]. Quantos desses valores humanos se continuarão a perder se a escola nãomodificar sua função e a problemática do insucesso escolar?
Diante desta realidade, é essencial que se reconheça que o sucesso não é a condição acrítica da aprendizagem. O sucesso implica a superação de um obstáculo. A escola não pode se limitar, com sua metodologia, a preparar os mais dotados e a segregar os menos favorecidos; não pode continuar a ser seletiva, pois sua função égarantir apoio incondicional a todas as crianças. E nós, educadores, temos a obrigação de evitar esse preconceito sócio-cultural.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (DA) E SUAS DEFINIÇÕES

Não existe uma definição comum sobre o que vem a ser uma dificuldade de aprendizagem, de como e por que ela se manifesta, ou como evitar que o índice de fracassoescolar seja tão alto. Sabe-se que os principais tipos de dificuldade de aprendizagem referem-se a alterações de fala, perturbações emocionais, incapacidade de aprendizagem ou deficiências de saúde. As dificuldades de aprendizagem formam um grupo heterogêneo e é difícil defini-las, classificá-las como temporárias ou permanentes, ou afirmar que uma criança possui dificuldade de aprendizagem. Em...
tracking img