Dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando se fala em produção do conhecimento, refere-se exclusivamente à pesquisa como seu sinônimo. Como é possível perceber, estamos tocando em dois pontos nevrálgicos da educação escolar ou acadêmica: ensino e pesquisa. Portanto, tais concepções reúnem alguns argumentos no intuito de contribuir para uma resposta, ao menos parcial, às questões colocadas, sendo que, a partir destes argumentos,decorrerá o objetivo deste estudo que é de verificar as deficiências da prática docente e as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Física dos alunos do Ensino Médio do Colégio Frei Zacarias.
Para tal, tomaremos como referências alguns aspectos apontados por pensadores e educadores luzienses com as quais tivemos contato em nossa experiência docente, além das causas e efeitosrelacionados por entrevistas e observações o que caracteriza a referente pesquisa em um estudo de caso, explicativo e bibliográfico.
Nesta pesquisa, os sujeitos envolvidos são os professores da área de exatas, do Colégio Frei Zacarias e os alunos do 1º, 2º e do 3º ano do turno vespertino da referida escola. Pode-se citar ainda como elementos de cooperação, os professores da disciplina de Físicada rede pública de ensino de Santa Luzia do Paruá, os quais também foram consultados já que a temática engloba todo o contexto municipal e as diversas problemáticas que o assunto principal produz são comuns tanto na rede particular, quanto na rede pública de ensino.
As observações e analises da realidade no ensino da Física em uma escola de Ensino Médio permite perceber a dificuldade queos alunos possuem em compreender os vários assuntos que essa disciplina oferece, principalmente no ensino de mecânica na qual estão envolvidos os conceitos de espaço, tempo e movimento. Sob o enfoque no qual o ensino de Física deve contribuir para que os alunos tenham um conhecimento científico que lhes permitam uma interpretação dos processos naturais em seu cotidiano, deixando de se concentrarna simples memorização de fórmulas ou repetição automatizada de procedimentos, em situações artificiais ou extremamente abstratas.
Dentro desta perspectiva, analisa-se problema partindo de um contexto geral (nacional), para um contexto específico ao Colégio Frei Zacarias em Santa Luzia do Paruá; em seguida verifica-se o desenvolvimento de alternativas sintonizadas com os PCNs, segundo osquais “O aluno deverá reconhecer a Física enquanto construção humana, aspecto de sua história e relação com o contexto, cultural, social, político e econômico” (BRASIL, 1999, p. 237); por fim observam-se os resultados dos trabalhos de pesquisa aplicados para a construção do conhecimento dentro da escola citada à priori.

2 HISTÓRICO DO PROBLEMA

Ao estudar o processo deensino-aprendizagem da Física no Brasil, faz-se necessário observar o contexto histórico-social na qual a mesma está inserida. O ensino das Ciências é o reflexo da inexistência de políticas nacionais voltadas para o desenvolvimento da Ciência como acontece em vários países como a Inglaterra, a França, a Alemanha e outros
“Nestes países a política estrategista existe desde o século XVIII, definindocomo se deve ensinar, qual a prioridade e a inclinação que necessitam ser dadas a Ciência e ao seu ensino nas escolas e nas universidades.”(ROSA, 2005, p.4)
O ensino de Física no Brasil é algo recente, para se ter ideia, a primeira escola a ministrar tal disciplina foi o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, fundado no ano de 1837. No entanto, a Física ainda não fazia parte dos currículosdas escolas brasileiras, sendo ainda seu objeto de estudo desconhecido. Segundo Rosa (2005, p. 4),

[...] a partir dos anos de 1950, que a Física passou a fazer parte dos currículos desde o ensino fundamental até o médio, tendo sua obrigatoriedade ocorrida em função da intensificação do processo de industrialização no país. A este fator somou-se o incentivo dado ao...
tracking img