Dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A aprendizagem escolar é considerada um processo natural da criança, porém muitos alunos sentem grandes dificuldades nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
O estudo do processo de aprendizagem e suas dificuldades devem ser analisados primeiramente com relação à realidade externa e interna do aluno, utilizando vários campos de conhecimento e de uma forma global, compreender acondição do sujeito que tem dificuldades em sua aprendizagem. As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
Aaprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneos do ser humano que desde muito cedo aprende a mamar, falar, andar, pensar, garantindo, assim, a sua sobrevivência. Com aproximadamente três anos, as crianças são capazes de construir as primeiras hipóteses e já começam a questionar sobre a existência. A aprendizagem escolar também é considerada um processo natural, que resulta deuma complexa atividade mental, na qual o pensamento, a percepção, as emoções, a memória, a motricidade e os conhecimentos prévios estão envolvidos e onde a criança deva sentir o prazer em aprender.











PROBLEMA

Falta ao professor informações sobre interesses e necessidades do grupo de alunos que atende? Como trabalhar hoje com os alunos que freqüentam as escolas?
Nãopodemos desconsiderar que o fracasso do aluno também pode ser entendido como um fracasso da escola por não saber lidar com a diversidade dos seus alunos. É preciso que o professor atente para as diferentes formas de ensinar, pois há muitas maneiras de aprender. O professor deve ter consciência da importância de criar vínculos com os seus alunos através das atividades cotidianas, construindo ereconstruindo sempre novos vínculos, mais fortes e positivos. O aluno ao apresentar dificuldades em sua aprendizagem, muitas vezes começa a apresentar desinteresse, desatenção, irresponsabilidade, agressividade etc. A dificuldade acarreta sofrimentos e nenhum aluno apresenta baixo rendimento por vontade própria.



















JUSTIFICATIVA

Durante muitos anos os alunos forampenalizados, responsabilizados pelo fracasso, sofriam punições e críticas, mas com o avanço da ciência, hoje não podemos nos limitar a acreditar que a dificuldade de aprendizagem seja uma questão de vontade do aluno ou do professor, é uma questão muito mais complexa, onde vários fatores podem interferir na vida escolar, tais como os problemas de relacionamento professor-aluno, as questões demetodologia de ensino e os conteúdos escolares.
A relação professor-aluno torna o aluno capaz ou incapaz. Se o professor tratá-lo como incapaz, não será bem sucedido, não permitirá a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. Se o professor mostrar-se despreparado para lidar com o problema apresentado, mais chance terá de transferir suas dificuldades para o aluno. Os primeiros “ensinantes” são os pais,com eles aprendas primeiras interações e ao longo do desenvolvimento se aperfeiçoam.
Estas relações, já constituídas na criança ao chegar à escola, influenciarão consideravelmente no poder de produção deste sujeito. É preciso uma dinâmica familiar saudável, uma relação positiva de cooperação, de alegria e motivação. Torna-se necessário orientar aluno, família e professor, para que, juntos possambuscar orientações para lidar com alunos que apresentam dificuldades e/ou que fogem ao padrão, buscando a intervenção de um profissional especializado.











OBJETIVOS

GERAIS
• Conhecer as dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.

ESPECÍFICOS
• Realizar um levantamento bibliográfico que aborde o tema...
tracking img