"Dificuldades de aprendizagem no ensino de química-sentimento dos graduados da 12a classe",

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O artigo, "Dificuldades de Aprendizagem no Ensino de Química-Sentimento dos Graduados da 12a Classe", foi analisado e publicado no portal Webartigos.com em 18 de fevereiro de 2013, no endereço: http://www.webartigos.com/artigos/dificuldades-de-aprendizagem-no-ensino-de-quimica-sentimento-dos-graduados-da-12a-classe/104014/










Resumo

O presente trabalho têm como objectivodiagnosticar e discutir algumas as dificuldades identificadas pelos alunos no ensino de química nas escolas Moçambicanas, e contribuir para a sua melhoraria. Irá recomendar estratégias para sanar tais dificuldades e propor algumas soluções para melhorar a eficiência do ensino de química nas escolas Moçambicanas. O inquérito do trabalho foi ministrado á estudantes da UEM recém-admitidos, que frequentamcursos cujo ramo de acesso é o ramo de ciências. Este inquérito visa produzir informação actualizada sobre o sentimento dos estudantes relativamente ao que eles identificam como dificuldades vividas na aprendizagem de química no ensino pré-universitário. No fim têm-se as conclusões e recomendações, onde se conclui que a falta de laboratórios para a realização de aulas práticas, equaçõesMatemáticas não compreensíveis, a relação entre o professor-aluno, a metodologia utilizada pelos docentes, as condições de trabalho dos docentes, o número excessivo de alunos por turma, etc. constituem dificuldades no ensino de química nas escolas Moçambicanas.

















Introdução



A finalidade deste trabalho é a de diagnosticar e discutir algumas dificuldades que os alunosenfrentam na aprendizagem da disciplina de química nas escolas Moçambicanas.

O ensino de química tem sido considerado, como extremamente teórico, abstracto, distante da vida quotidiana e desestimulante, apesar da sua presença em todos os ambientes e materiais que nos cercam. A química é uma ciência experimental, as actividades experimentais permitem ao aluno uma compreensão de como a química seconstrói e se desenvolve. Fica impossível levá-lo a relacionar a actividades do dia-a-dia com a química. A própria essência da química revela a importância de introduzir este tipo de actividade no aluno. Esta ciência relaciona-se com a natureza, sendo assim as experiências propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem.

A química influencia a nossa vidasendo, contudo, um assunto difícil de aprender devido aos conceitos de que necessita e ao rápido crescimento do conjunto de conhecimento que envolve. Ela é vista como uma matéria difícil de aprender, aspecto que contribui para desmotivação dos alunos no que diz respeito a sua abertura e prontidão para a aprendizagem desta ciência.

A química, ciência que estuda as substâncias e suastransformações, é parte integrante das Ciências Naturais, cujo desenvolvimento é caracterizado por uma articulação entre a teoria e a prática (INDE, 2008).

Um dos aspectos que contribui para esta imagem negativa da química é a natureza abstracta de alguns temas abordados nesta disciplina. Pode-se citar como exemplo a teoria atómica e a ligação química, mundo microscópico da química cuja aprendizagem requer odomínio de conceitos abstractos e o trabalho com evidências não observáveis, mas que representa a base para a aprendizagem futura de vários temas na área de química.

Para além da natureza abstracta, contribuem para esta imagem negativa, de entre outros, a organização deficiente dos currículos, os contéudos excessivos de alguns programas, a sobrecarga da memória dos alunos com matériadescritivas, as bases de Matemática e Física exigidas nesta disciplina e a preparação dos docentes desta disciplina.

2. Objectivos





2.1. Objectivo geral

▪ Identificar as dificuldades que os estudantes experimentam na aprendizagem de química e discutir formas de melhorar a eficiência do ensino de química nas Escolas.




2.2. Objectivos específicos

▪ Identificar as...
tracking img