Dificuldades de aprendizagem no contexto familiar – escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO FAMILIAR – ESCOLAR

Resumo
Ao longo deste trabalho pretende-se analisar uma realidade no contexto escolar brasileiro, as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos no ambiente escolar, e também fortalecer os vínculos família-escola.
É notável o número de crianças e jovens que encontram problemas relativos à aprendizagem, e que têm comoconseqüência o fracasso escolar em suas vidas. Fazem parte de um grupo, dentro da sociedade, de alto risco para desarranjos psicossociais futuros, o que requer trabalho pró-ativo para encaminhamento dos mesmos.
Muitas vezes, as pessoas atingidas apresentam pré-disposição, são mais susceptíveis a apresentar dificuldades de aprendizagem, circunstanciada pelo seu desenvolvimento psicológico e/ouemocionais.
Na verdade, mesmo aqueles que apresentam recursos cognitivos para aprender estão quase sempre envolvidos numa situação problemática que impulsiona criança e família a demandarem recursos da comunidade, fora do ambiente escolar, o que pode contribuir, efetivamente, para melhores resultados.
Diante disto, faz-se necessário uma estrutura de serviços públicos de saúde, ajuda psicológica eatendimento especializado com psicopedagogos, visando obter algum tipo de apoio profissional que ajude a lidar com a crise do fracasso escolar.
A consciência da relevância de uma ação recíproca entre família-escola vem a fortalecer os vínculos entre indivíduos e a necessidade de parcerias, promovendo benefícios para o aprendiz e permitindo seu desenvolvimento integral.
Palavras chaves:Criança. Família. Escola. Dificuldade de Aprendizagem
INTRODUÇÃO
Levando em consideração que o fracasso escolar é item negativo no processo de aprendizagem, e está cada vez mais presente no cotidiano escolar, aumenta a preocupação com este fator, o qual induz alunos a conviverem com uma triste realidade, passando a enfrentar um círculo vicioso em que se destacam suas crises psicológicas e aquelasvivenciadas por seus familiares.
No ambiente familiar, geralmente, verificam-se adversidades que tornam a criança vulnerável as dificuldades. Assim como a escola, os pais devem estar atentos às necessidades dos filhos, procurando ajuda para o desenvolvimento, contribuindo, quer seja dentro da instituição escolar, ou fora, com o auxílio dos profissionais especializados.
A sociedade necessita de umaparceria funcional entre famílias e escolas, pois somente assim, num trabalho conjunto, poderá acontecer uma educação de qualidade que contemplará as necessidades dos educandos, educadores e cuidadores.
O acompanhamento da vida escolar é importantíssimo. Quando a criança apresenta dificuldades de aprendizagem precisa de atenção especial por parte do professor e da instituição. A família tambémfaz parte do cenário educativo, e em conjunto, deve oferecer suporte, energia, força para a criança aprender no ambiente escolar, junto com seus colegas.
Cada instituição deve cumprir sua missão, família e escola devem primar por uma sociedade mais coerente e justa.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA CONFLUÊNCIA DE FATORES
A família moderna, desenhada sob novo contexto social, tem sidoconsiderada desestruturada, o que justificaria o grande aumento no número das psicopatologias de diferentes ordens, abarcando inclusive as dificuldades na aprendizagem escolar. Isto tem resultado em uma demanda significativa por atendimentos psicoterápicos e psicopedagógicos, frente às falhas dos educandos em conseguir acompanhar o que se denomina, atualmente, um desenvolvimento normal da aprendizagem naescola.
Quando a criança apresenta adequada integração e rendimento escolar compatível com a idade e a série em que se encontra, a tarefa se torna bem mais tranqüila. Porém, para os pais cujos filhos encontram dificuldades na aprendizagem escolar a situação se torna mais preocupante. (PARREIRA, 2005, pg. 8 e 9)
Verifica-se que a medida em que diminui o tempo disponível para os filhos, os pais...
tracking img