Dificuldades de aprendizagem matemática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

INTRODUÇÃO
       
As dificuldades de aprendizagem bem como as deficiências no ensino da matemática constituem, já há algum tempo, preocupação para os estudiosos cujas investigações são dedicadas às questões inerentes à aplicação do aprendizado da matemática, bem como metodologias de ensino que enlacem os conceitos teóricos aplicados a prática,assim como ao refinamento da compreensão desta ciência tão discriminada pela exatidão de seus métodos.
Muitas crianças apresentam dificuldades para relacionar os procedimentos matemáticos aos problemas da vida diária e vice-versa. Algumas vezes, especialmente nos primeiros estágios do aprendizado, a criança pode conseguir raciocinar com quantidades do mundo real, mas não conseguir fazer o mesmocálculo quando se depara com uma versão formal do problema.
Essa pesquisa teve o propósito de entender as dificuldades de aprendizagem bem como compreender sua relevância na vida diária. Também tem como objetivo analisar dificuldades de aprendizagem da Matemática e verificar a importância da relação entre conceitos matemáticos e a matemática aplicada nas resoluções de problemas cotidianos, poisé inegável a utilização da matemática no cotidiano. Raciocínios lógicos ocorrem de forma quase que imperceptíveis e inúmeras vezes durante o dia. Por isso toda medida que vise potencializar o aprendizado da matemática e sua aplicação prático-teórica é de vital importância. Sendo assim constatado o problema inicial, busca elucidar quais as dificuldades da aplicação teórica da matemática na resoluçãode problemas cotidianos?

REFERENCIAL TEÓRICO

Estudos sobre a matemática da vida diária revelam que atividades do dia-a-dia, como, por exemplo, comprar e vender, promovem o desenvolvimento de conhecimento matemático tradicionalmente visto como algo que só pode ser adquirido por meio da instrução escolar. Pesquisas evidenciam que crianças desenvolvem, independentemente da experiênciaescolar, ricos conhecimentos matemáticos.
Fora da escola, usamos a matemática para pensar e tomar decisões sobre situações que envolvem quantidades ou medidas de objetos, porém não se faz uso de números puros ou se explora relações ou conceitos matemáticos. Pessoas com pouca escolarização não compreendem perguntas como “quanto é 4 menos 2?” ou “quanto é 27 mais 19?”, mas se tais perguntas foremapresentadas como “tenho 4 reais e devo 2 reais, pago a minha dívida com você, quanto me sobrou?” ou “se você tivesse 27 reais e alguém lhe desse mais 19 reais, com quantos reais você ficaria?”, elas conseguem calcular a respostas correta, mesmo sem a presença física de moedas ou cédulas.
Segundo Dockrell e McShane (2000, p. 128-129) um dos problemas freqüentes é que as crianças tratam as operaçõescomo mera manipulação de símbolos, sem relacionar os números aos conceitos de quantidades a que se referem. Em muitas crianças, a falha matemática não se encontra na ausência das habilidades básicas, e sim na capacidade de relacionar essas habilidades com o mundo. A habilidade de manipulação de números não tem um fim em si mesmo. O poder real dos números é a possibilidade de representação dosproblemas da vida diária em linguagem matemática para propósitos de cálculo. As crianças freqüentemente apresentam dificuldades em representar os problemas quantitativos do mundo real de forma matemática, passo inicial necessário para resolver esses problemas.
Os problemas matemáticos descrevem situações em que as quantidades são manipuladas. São usados com o propósito de unir a prática do cálculoaritmético com situações em que a aritmética pode ser aplicada. Eles têm o objetivo de instigar a habilidade das crianças para traduzir um problema em linguagem matemática.
Ao que podemos constatar, as dificuldades com a aritmética escolar não se deve a incapacidades de raciocinar matematicamente, mas, sim, à não compreensão da linguagem matemática ou dos conceitos e convenções ensinadas na...
tracking img