Dificuldades de aprendizagem: em busca de um panorama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
diFICULDADES de aprendizagem: EM BUSCA DE UM PANORAMA

VILLAGRA, Margarette Cristina Montanini
CAVALARI, Nilton

Resumo

Pretende-se, no presente artigo, a partir de uma revisão bibliográfica, empreender uma descrição dos conceitos recorrentes na literatura especializada e discutir algumas perspectivas de análise sobre o que se vem denominando como dificuldades de aprendizagem, a fim depropor um panorama – de forma alguma definitivo – acerca da temática, e ajudar aos colegas que convivem diariamente com esta dificuldade no processo ensino/aprendizagem.

Palavras-chave: Conceitos; Aprendizagem; Educação Infantil.

Abstract

It is intended, in this article, from a literature review, undertake a description of recurring concepts in the literature and discuss some analyticalperspectives on what is termed as learning difficulties, in order to propose a scenario - in order a final - on the topic, and help to colleagues who live daily with this difficulty in the teaching/learning.

Keywords: Concepts; Learning, Early Childhood Education.

1. INTRODUÇÃO

No momento em que vivemos, as necessidades do aluno estão em evidência. Surge, no espaço pedagógico, a reflexão deque a escola não pode ser apenas transmissora de conteúdos e conhecimentos. Muito mais que isso, ela tem a tarefa primordial de reconstruir o papel e a figura do aluno, que deixa de ser apenas um receptor, e passa a ser o criador e protagonista do seu conhecimento. Levar o aluno a pensar e buscar informações para o seu desenvolvimento educacional, cultural e pessoal é uma das tarefas primordiais ebásicas da educação.
As dificuldades de aprendizagem é um tema que deve ser estudado levando-se em conta todas as esferas em que o indivíduo participa (família, escola, sociedade, etc). Sabe-se que nunca há uma causa única para o fracasso escolar e que um aluno com dificuldades de aprendizagem não é um aluno que tem deficiência mental ou distúrbios relativos. Na verdade, existem aspectosfundamentais que precisam ser trabalhados para obter-se um melhor rendimento em todos os níveis de aprendizagem e conhecimento. Quando se fala de aprendizagem e conhecimento, não se está referindo somente a conteúdos disciplinares, mas também a conhecimento e desenvolvimento vital que são tão importantes quanto.
As dificuldades de aprendizagem devem ser levadas em conta, não como fracassos, mas comodesafios a serem enfrentados e, ao se trabalhar essas dificuldades, trabalha-se automaticamente as dificuldades existentes na vida, dando oportunidade ao aluno de ser independente e de reconstruir-se enquanto ser humano e indivíduo. Segundo Paulo Freire (2003), o espaço pedagógico é um contexto para ser constantemente “lido”, interpretado, “escrito” e “reescrito”. Essa leitura do espaço pedagógicopressupõe também uma releitura da questão das dificuldades de aprendizagem.
Importante também ressaltar toda contribuição da Psicopedagogia, a qual promove uma análise mais aprofundada de tudo que é relativo à aprendizagem, proporcionando uma reestruturação e reinterpretação do verdadeiro fator que leva às dificuldades de aprendizagem, reconhecendo-se que essas dificuldades fazem parte de umsistema bio-psico-social que envolve a criança, a família, a escola e o meio social em que vive. Como bem define o papel da Psicopedagogia e seus interesses, Beauclair (2004) diz que: enquanto área de conhecimento multidisciplinar interessa à Psicopedagogia compreender como ocorrem os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento.

2. METODOLOGIA

Para arealização deste artigo foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema utilizando vários autores.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1. A propósito de definir Dificuldades de Aprendizagem

Segundo Ross (1979, apud MIRANDA, 2000), as dificuldades de aprendizagem demonstradas por crianças que frequentam as escolas, muitas vezes, são denominadas “distúrbios de aprendizagem”, mesmo que aparentemente não...
tracking img