Dificuldades da aprendizgem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 131 (32569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO
PROGRAMA DE POSTGRADO
MAESTRÍA EN CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN

MARIA ZENEIDA MACHADO DE SOUZA

NÍVEL DE EFICIÊNCIA E HABILIDADE DA LEITURA DE ALUNOS DO 60 ANO DA EMEIF DOLORES ALCÂNTARA EM FORTALEZA – CE – BRASIL

ASUNCIÓN, PY
2012

MARIA ZENEIDA MACHADO DE SOUZA

NÍVEL DE EFICIÊNCIA E HABILIDADE DA LEITURA DE ALUNOS DO 60 ANO DA EMEF DOLORES ALCÂNTARA EMFORTALEZA – CE – BRASIL

Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência da Educação da Universidad Del Pacífico, em Asunción-Paraguay, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Educação.

Orientador: Dra. Maria Stela Oliveira Costa

ASUNCIÓN - PY
2012

MARIA ZENEIDA MACHADO DE SOUZA

Esta dissertação foi submetida aoPrograma de Mestrado e Doutorado da Universidad del Pacífico em ________/______/_______ como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.


MESA EXAMINADORA

_____________________________________________________________


_________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________

Aos familiares, amigos e colegas educadores, os meus sinceros agradecimentos pelo apoio recebido ao longo dessa jornada em busca da qualificação profissional.

A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele.(PAULO FREIRE)

RESUMO

Atingir o grau de eficiência da leitura e escrita no âmbito do processo educacional se mostra como um dos principais objetivos que os professores das primeiras letras espera dos seus alunos em fase de aprendizagem, no entanto, o que as avaliações da educação básica (ensino fundamental e médio) têm evidenciado nos últimos tempos é que umverdadeiro caos se firmou nas unidades de ensino fundamental brasileira em termos de desenvolvimento das habilidades de leitura dos aprendizes da Língua Portuguesa, o idioma pátrio. Há um baixo nível de aprendizagem da leitura e consequentemente no desenvolvimento da escrita de alunos, essa realidade é mais acentuada nas turmas iniciais e finais do segundo segmento do ensino fundamental II (60 e 90ano), uma vez que estes trazem uma grande deficiência desde os primeiros contatos que têm com a leitura. Consciente do ressaltado problema a dissertação ora apresentada propõe fazer uma apreciação do nível de eficiência e habilidade da leitura de alunos do 60 ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcântara, em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, unidade federativa da naçãobrasileira. O objetivo do estudo consiste em abordar as possíveis causas que levam os aprendizes a não conquistarem um maior avanço na aprendizagem do idioma pátrio. O estudo proposto toma por base concepções e comentários de estudiosos entre os quais se destacam os nomes de Zilberman e Silva (1999), Freire (2006), Kleiman (2002) e outros autores que ressaltam a complexidade presente na temática posta aestudo. Metodologicamente a pesquisa classifica-se como descritiva, uma vez que propõe a descrever possíveis causas de ordem social, econômicas e culturais que impedem o desenvolvimento da leitura eficiente, para tanto faz uso de fontes primárias e secundárias representadas pela base teórica conquistada a partir da fundamentação teórica que se evidencia no marco teórico dessa dissertação. Aabordagem da investigação científica é quantitativo e qualitativo, uma vez que analisa o rendimento de trinta e cinco alunos (35) em relação a aprendizagem da leitura e escrita, fazendo uma apreciação sobre possíveis causas que impedem a esse universo pesquisado o desenvolvimento da leitura eficiente. Conclui-se ao final do trabalho que fatores como a escolaridade dos pais, o baixo nível econômico e...
tracking img