Dificuldade na escrita ena leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Justificativa

Pensamos que a educação é, com certeza, um dos fatores mais importantes para a construção de uma sociedade democrática, desenvolvida e socialmente justa. É condição básica e direito fundamental da cidadania. O domínio da língua, nas diferentes vertentes da palavra escrita e falada, da leitura e da oralidade, é crucial nos mais variados domínios da vida individual e coletiva. Nãohá cidadania nem competência profissional plenas sem um domínio robusto da língua portuguesa .Por isso é imprescindível a análise de aspectos relevantes ao letramento e alfabetização, trazidos por autores que têm pesquisado e avançado nessas concepções, como Magda Soares (1999), que aponta que aprender a ler e a escrever e, além disso, fazer uso da leitura e da escrita transformam o indivíduo, eo levam a um outro esta doou condição sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, lingüístico, entre outros. É notório que ser alfabetizado, saber ler e escrever de forma mecânica não garantirá aos nossos alunos interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso que eles sejam capazes de não apenas decodificar sonse letras, mas entender os significados eusos das palavras em diferentes contextos. Partindo desses pressupostos, pretendemos com este projeto de pesquisa conscientizar o professor alfabetizador da importância de seu papel, na formação do educando em seu exercício das práticas sociais de leitura e escrita na sociedade em que vive, rompendo com paradigmas tradicionais e fazendo-o perceber que não basta alfabetizar. Segundo Jaime RobertoThomaz (2009), hoje os nossos alunos necessitam de um processo de aprendizagem que focalize o alfabetizar letrando. Este é o grande desafio que propomos com nossos estudos, conciliar esses dois processos (alfabetização e letramento), assegurando aos alunos desde cedo, a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura eescrita.



REFERENCIAL TEÓRICO
Ao longo do percurso histórico e político, as ações do Estado oscilam ao sabor da temporada política. A educação como função do Estado é eminentemente um fenômeno histórico e político. A escola é uma das instituições de reprodução das relações de produção capitalistas e para isso busca exercer o controle disciplinar do comportamento e imposição da culturadominante. (PENTEADO, 2010).
As pessoas esperam que a educação possa melhorar a condição financeira delas, este é um discurso ideológico, para que as pessoas acreditem que sua posição social é devido à falta de escolaridade e não às próprias injustiças e perversidades do sistema. Com isso reforça a idéia de que existe vaga para todos na escola e se as pessoas ingressarem nesta escola e fizerem um grandeesforço individual conseguirão romper com as desigualdades sociais.
No entanto a escola não está preparada para formar homens críticos e conscientes de suas ações, enquanto cidadão político, que luta por uma sociedade mais igualitária e faz valer os seus direitos, mesmo assim, devemos considerar que é melhor estar num ambiente escolar do que freqüentando lugares que nada contribuem para seudesenvolvimento.
Segundo Harris (1999, p.91), Educação pode ser entendida como:
Educação – [...] 2. Em um sentido amplo, os processos utilizados no ensino e na aprendizagem a fim de produzir o conhecimento e as habilidades altamente generalizáveis, que são necessários para raciocinar, fazer julgamentos e desenvolver a apreciação estética. 3. Em um sentido mais restrito, os processos utilizados noensino e na aprendizagem a fim de obterem-se habilidades práticas específicas; treinamento. 4. Em um nível ou grau de escolaridade; um nível ou grau de instrução. 5. Ensino; pedagogia.
Paulo Freire (1990, p.32), na construção de um método de alfabetização sempre considerou eventos de letramento como fator importante para o aprendizado do alfabetizando, acreditando ser o ponto de partida para a...
tracking img