Dificuldade de leitura em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ





















A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO





















Manaus
2011



EDMILSON DIAS DA SILVA

























A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO





Projeto de Pesquisa apresentado para obtenção do Titulo de Especialista na Língua Portuguesa do Curso de Pós Graduação doCentro Universitário Barão de Mauá de São Paulo - SP.









Manaus
2011


SUMÁRIO



INTRODUÇÃO.................................................................................................... 03

1 REFERENCIAL TEÓRICO................................................................................ 06
1.1 O SURGIMENTO DALEITURA..................................................................... 06
1.2 O EDUCADOR NA FORMAÇÃO DO LEITOR.............................................. 07





REFERÊNCIAS.................................................................................................... 11


INTRODUÇÃO

Procurando buscar a fundamental utilidade da leitura, com princípios em sala de aula e proporcionando ao educando o enriquecimento cultural e as práticas no contextosocial, o presente trabalho visará à importância da leitura na formação do cidadão.
Segundo consta no relatório da Câmara Brasileira do Livro – CBL, o brasileiro lê em média 1,8 livros por ano, e já em países como Estados Unidos e França chegam ao número de cinco a sete livros ao ano. O Brasil fica ainda abaixo de países de origem latina como Argentina e o México.
Desempenhar a boa prática daleitura é um trabalho que exige do educando um plano para que o aluno já desde cedo comece a se interessar no hábito de ler. Discorrendo sobre o processo da leitura, que não é só a decifração da escrita, mas sim, o puro e simples ato de ler, compreender e assim usar também a sua analogia de como revelar o peculiar; corriqueiro e diferente entre os indivíduos, grupos sociais e culturas, estimulandotanto a fábula como a consciência da realidade, e harmonizando informações para um caráter crítico, propondo alternativas.
Diante deste contexto, o indivíduo que adere a leitura atualmente é produto daquele que inicialmente não se preocupava em aprender a ler pelo prazer da leitura, mas sim, para fazer parte da pequena parcela da sociedade que detém o poder; sendo necessária a reformulação devalores, estabelecendo novos objetivos e diretrizes para que os conhecimentos atuais da linguística, ser possível compreender como a leitura se tornou mais fácil e objetiva.
Segundo Rezende (1993), a leitura é um ato de abertura para o mundo. A cada mergulho nas camadas simbólicas dos livros, emerge-se vendo o universo interior e exterior com mais claridade. Entra-se no território dapalavra com tudo o que se é e se leu até então, e a volta se faz com novas dimensões, que levam a re-inaugurar o que já se sabia antes.
Com a intervenção da sociedade e das instituições educativas, o processo de aperfeiçoamento cultural vem desenvolvendo-se de alguns anos para cá, a partir de incentivos à leitura, seja através de capacitações de leitores, ou em apoios a escritores, criação deacervos bibliográfico e incentivo a novas pesquisas. Nota-se uma mobilização e iniciativas a formação de disseminadores de leitura, institucionais ou não onde a idéia é reverter este quadro sócio-cultural nacional.
Em decorrência das questões sociais, culturais, morais, psicológicas, etc. o trabalho que será exposto, se incentivará pela própria questão de se mostrar alguns déficits do processo deformação da cidadania com a criação por parte dos indivíduos do hábito da leitura.
E que os resultados almejados sejam os melhores possíveis. Mostrando-se melhores condições para conscientizar os educandos sobre o papel da leitura no desenvolvimento de um sujeito mais crítico para uma sociedade econômica e socialmente mais justa.
Pensar sobre este tema necessita reorganizar os espaços...
tracking img