Dificuldade de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – IESB
PEDAGOGIA 6ºC








DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E AUTO-ESTIMA






Ceilândia – DF
2012








DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E AUTO-ESTIMA






Trabalho de Estágio apresentado ao Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB como exigência parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Pedagogia. Trabalhosob a orientação da prof. Msc. Evandro Varela– prof. Pesquisa em ciências da Educação.







Ceilândia – DF
2012

Segundo Antunes (2003), a auto-estima é, muito além de querer bem a si mesmo, ter uma visão concreta e realista das limitações e das potencialidades que cercam um indivíduo. Quanto mais se conhece, maior é a possibilidade de adquirir a auto-estima. Neste sentido, atuama família e o professor (a escola).







A aprendizagem está presente no cotidiano das pessoas, se torna formal quando a criança entra na escola e neste período que começa a surgi tais dificuldades, muita dessas dificuldades pode ser de origem biológica ou ambiental.

Roeser & Eccles (2000) Segundo os autores, as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem se sentem inferioràs demais, com isso apresentam um quadro de sentimento de vergonha, não acreditam em si mesma, fazem tudo com auxilio de terceiros com isso passam a ter baixo estima, acabam se afastando das demanda de aprendizagem, toda esta mudança de sentimento acaba acarretando problemas emocionas e de comportamento.

De acordo com Fonseca (1995) a dificuldades de aprendizagem, evidencia-se suacontribuição para a caracterização mais abrangente que construiu dessas dificuldades a partir de suas manifestações. Na diversidade de comportamentos que as crianças com dificuldade de aprendizagem desenvolvem, surgem inúmeros problemas que se vinculam e comprometem a aprendizagem. Segundo o autor, esses problemas podem ser cognitivos, perceptivos, emocionais, psicolinguísticos, psicomotores, de atenção, dememória – que, de forma interligada, tendem a gerar os problemas de comportamento tão frequentes em crianças com dificuldades de aprendizagem.

Muitas crianças, com tais problemas, acabam se convencendo que não aprenderão, apesar de seus esforços, e que sempre serão um fracasso na escola. Com isso a criança acaba criando alguns conceito de si mesma “de fracassada” gerando assim um grandedesequilíbrio emocional não somente no processo de aprendizagem mas sim na sua personalidade.

Segundo (Almeida, 1993) o não aprender não gera os resultados esperados por quem avalia esses mesmos resultados. Nesse sentido, as dificuldades apresentadas no resultado da aprendizagem estão ligadas, portanto, ao outro lado de uma ponte – ou seja, a quem transmite a aprendizagem. Há, então, aquele queensina e aquele que aprende, em uma relação onde a aprendizagem e o ensino apresentam funções específicas. Quem ensina desenvolve um esforço de ensinar na direção daquele que aprende; por outro lado, quem aprende deseja o conhecimento, através do desejo do outro, que ensina

As autoras, na diferenciação proposta, conceituam o termo dificuldades de aprendizagem como tendo origem nas interaçõesentre os fatores relacionados às características do indivíduo, ao núcleo familiar, à escola e ao meio social e que são “decorrentes de uma constelação de fatores (internos e/ou externos) de ordem pessoal, familiar, emocional, pedagógica e social que só adquirem sentido quando referidos à história das relações e interações do sujeito com seu meio, inclusive, e sobre tudo, o escolar” (Almeida &colaboradores, 1995; p.122).
Com base nas palavras da autora vejo que as dificuldades e importante estudo o meio em que o aluno vive para que se possa fazer uma analise da dificuldade pois a mesma podem ser de características familiar

Segundo Maria Lúcia Weiss, a aprendizagem normal dá-se de forma integrada no aluno (aprendente), no seu pensar, sentir, falar e agir. Quando começam aparecer...
tracking img