Dificuldade de aprendizagem na língua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 85 (21101 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldade de aprendizagem na língua portuguesa
Dr. C. Manuel Frómeta Lores - lord@fcs.cug.co.cu Lic. Humberto João Kamaco Estêvão, Lic. Isabel Bernarda Alexandre

1. Síntese
2. Introdução
3. Caracterização da amostra
4. Métodos e Técnicas
5. Fundamentação teórica
6. Análise e tratamento dos resultados
7. Conclusões
8. Recomendações
9. Bibliografia

Síntese
O presente trabalhoinsere-se no quadro do trabalho de licenciatura que todos os estudantes do Instituto Superior de Ciência de Educação (ISCED), após concluído o plano curricular devem cumprir com vista à obtenção do grau de licenciatura.
Em face disto, propusemo-nos a investigar, as «Dificuldades de Aprendizagem na dislexia e disgrafia no ensino de adulto III nível» no colégio Nossa Senhora da Conceição, em Benguela,cujos os propósitos previamente definidos levaram a escolha de uma metodologia que se destaca uma pesquisa do tipo descritiva.
O trabalho está estruturado em quarto partes fundamentais, sendo a primeira uma perspectiva abrangente sobre conceitos e teoria a volta do tema, a segunda dedicada a metodologia aplicada, fazendo referência ao problema científico, objectivo, hípoteses, variáveis, métodoe instrumentos utilizados em investigação pedagógica, a terceira parte faz referência a recolha, análise e interpretação dos resultados obtidos ao longo da investigação e a quarta parte faz referência as propostas para o desenvolvimento da leitura e da escrita, e posteriormente as conclusões, recomendações, bibliografias e anexos.
Durante a investigação e com a metodologia utilizada para arecolha de informação espelha da na aplicação dos inquéritos aos alunos e professores, bem como os testes aplicados nas aulas dadas através das fichas de observação individual para a dislexia e disgrafia possibilitou confirmar que existem alunos apresentando casos de dislexia e disgrafia no colégio Nossa Senhora da Conceição.
Tendo em conta a riqueza dos dados recolhidos e da análise dos resultadosobtidos.
O objectivo central da investigação, consiste em identificar os factores que estão na base das dificuldades de aprendizagem da dislexia e disgrafia, no ensino de adulto na disciplina de língua portuguesa, com o propósito de oferecer informações que contribuem a melhorar o rendimento da aprendizagem da disciplina de língua portuguesa.

Introdução
A aprendizagem é um processo de aquisiçãoe assimilação mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir.
Assim, «os educadores não podem limitar o saber fazer mas devem estar consciente e dar razões porque procedem desta e daquela forma. É que a tarefa educativa não é só uma arte que se aprende empiricamente, mas radica em reflexões profundas de natureza filosófica e em acuradas investigações deíndole científica. Só tomando consciência destes pressupostos básicos poderão, os educadores fazer uma obra verdadeiramente humana» (A. Ngula 2003 p.96)
A dislexia e a disgrafia como dificuldades especificas da aprendizagem, tornam-se não só um problema social como também um problema económico cultural (seg. Politzer citado por Victor da Fonseca 1984 p.125).
Só o facto de não saber ler nemescrever representa uma injustiça social, porque os que não sabem ler nem escrever estão condenados a incultura, a ignorância ao analfabetismo e a manipulação social. O perigo de uma sociedade analfabeta, dependente, imatura e inculta é um terreno propício a desigualdade e a opressões de vária ordem.
Sendo o elevado índice do insucesso escolar uma preocupação, propusemo-nos a iniciar um estudosobre esta matéria com o tema «Dificuldade de aprendizagem na Língua Portuguesa no ensino de adulto». Deste modo dirigimos a nossa investigação no Colégio Nossa Senhora da Conceição-Benguela no ensino de Adultos do III nível.
Justificação Do Tema
Escolhemos este tema para o trabalho de Licenciatura, de acordo com a problemática relativa às dificuldades de aprendizagem na disciplina de língua...
tracking img