Diferenças código de manu x código de hammurab

657 palavras 3 páginas
A seguir apontarei as diferenças e semelhanças básicas entre os códigos de Hammurab e Manu.
- A começar o código de Hammurab é extremamente conciso e simples, sendo espalhado em locais específicos em pedras gigantes visíveis à população. Já Manu por sua vez, era um código muito extenso e sua interpretação era estrita à casta mais superior, os Brâmanes, que detinham com isso grande poder.
- Quanto ao casamento, o código de Hammurab admitia o concubinato, pois sua religião era politeísta, já no código de Manu eram monoteístas, tinham o casamento como sagrado, portanto só podiam casar uma vez.
- No código de Hammurab o divórcio poderia ser proposto por qualquer das partes, mas a mulher só poderia propor-lhe caso tivesse conduta exemplar e o marido tivesse problemas, já em Manu o divórcio só poderia ser pedido pelo homem, mas ela detinha alguns direitos, caso fosse doente e cumpridora de suas obrigações, tanto no campo doméstico, quanto no campo sexual.
- Em Hammurab, o adultério só podia ser cometido pela mulher (já que o homem podia ter várias esposas), caso o marido perdoasse sua esposa adúltera, ela não seria morta, já em Manu o adultério era severamente punido, geralmente levando os dois a pagarem com a vida.
- O código de Manu passou a punir a “defloração”, impondo pesadas multas, dentre outras penas, em Hammurab, o homem que deflorasse uma mulher era obrigado a casar-se com ela e pagar 570 gramas de prata por seu dote.
- No código de Hammurab a mulher era mais livre e respeitada, quando no Manu, passou a ser considerada praticamente como uma escrava, sua sociedade era extremamente machista, e a mulher era considerada a “parte má da sociedade”.
- No código de Hammurab, a herança era dividida entre todos os irmãos, sendo o primogênito o primeiro a escolher, já no código de Manu, o primogênito recebia toda a herança, mas deve cuidar dos irmãos mais novos e zelar por eles
- Hammurab dizia que podia haver a adoção e eram punidos os que após adotarem

Relacionados

  • direito
    620 palavras | 3 páginas
  • Direito Dos Povos Agrafos
    840 palavras | 4 páginas