Diferença entre homonia e polissemia

400 palavras 2 páginas
RESUMO O QUE É AMBIGUIDADE?
AUTORA: Márcia Cançado

As palavras não têm único significado, daí a semântica abordar este assunto como ambiguidade, , polissemia e vagueza. Neste artigo focaremos ambiguidade ,segundo autora Marçia Cançado que enfatiza a importância do contexto para entendimento do verdadeiro significado da palavra. Exemplificando o dito acima, vemos os vários significados do verbo quebrar.
AMBIGUIDADES VS. VAGUEZA ( P.66)
Seguindo a argumentação de Saeed (1997), o verbo quebrar é ambíguo de sete maneiras.
Kempson (1977) se refere ao uso da palavra também em que se a primeira sentença tiver sentido dubio a segunda terá também. Ex.O João adora aquele canto; a Maria também.
Retomando a noção de vagueza, torno a realçar que esse fenômeno semântico está associado a expressões que fazem referências apenas de uma maneira aproximada, deixando o contexto acrescentar as informações não especificadas nas expressões vagas. Temos exemplos com adjetivos: vago, vários, alguns etc., verde, observamos que quase todas as palavras em língua portuguesa têm vagueza de sentido.
Em relação à vagueza ainda outra observação. A indicialidade está associada a palavras dêiticas. As palavras aqui e agora sempre se referem a pessoa do discurso, por isso elas não são vagas, e sim indque não está contida na própria expressão indiciais. Podemos resumir que a ambiguidade e a vagueza só podem ser resolvidas pelo contexto. A diferença entre ambiguidade e vagueza é que para ambiguidade o contexto tem a função de selecionar qual dos possíveis sentidos será utilizado; para a vagueza , o contexto pode apenas acrescentar alguma especificidade que não está contida na própria expressão. NESSE CASO, ESTAMOS VENDO AS AMBIGUIDADES LEXICAIS. (p. 69)

AMBIGUIDADE LEXICAL (P.71)
A AMBIGUIDADE LEXICAL OCORRE QUANDO HÁ DUPLA INTERPRETAÇÃO e INCIDE APENAS SOBRE UM ITEM LEXICAL. Como vimos, o item banco que torna a sentença ambígua. Entretanto, a ambIguidade lexical pode ser

Relacionados

  • Português Juridico
    605 palavras | 3 páginas