DIFERENÇA ENTRE COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS - Questionário

570 palavras 3 páginas
Resolução das questões da prática 2 - DIFERENÇA ENTRE COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS
Prática 2 - DIFERENÇAS ENTRE COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS

1) Por que existem tantos compostos contendo carbono?
Porque o carbono, por ter 4 elétrons na camada de valência, tende a compartilhá-los através de ligações covalentes, podendo fazer inúmeras cadeias consigo mesmo.

2) Como os pontos de ebulição e fusão e a solubilidade dos compostos covalentes diferem dos sais inorgânicos? Explique as diferenças.
Os compostos covalentes(orgânicos) realizam apenas ligações covalentes, que são mais fracas. Já os compostos inorgânicos realizam ligações iônicas, que por envolverem átomos com maior diferença de eletronegatividade, são mais fortes. A partir daí pode-se concluir que os pontos de fusão e ebulição de compostos inorgânicos são mais altos que de compostos orgânicos, pois é muito mais difícil romper uma ligação forte que uma ligação fraca. Já a solubilidade depende da polaridade das substâncias. Polar dissolve polar e apolar dissolve apolar. Sendo assim, compostos orgânicos, por possuirem pouquíssima diferença de eletronegatividade entre os átomos ligantes, são apolares e se dissolvem, portanto, em soluções apolares, tais como éter, álcool, etc. Já as substâncias inorgânicas se dissolvem bem em soluções polares, como a água(solvente universal).

3) Compare a reatividade química dos compostos orgânicos covalentes e sais inorgânicos para os itens 1 a 5.

Comportamento frente ao aquecimento açúcar: alta reatividade: se carameliza, libera um cheiro forte, fica marrom...
NaCl: baixa reatividade: continua branco e particulado, além de não liberar cheiro algum. Isso acontece pelo seu altíssimo ponto de fusão(801ºc). O bico de bunsen não é capaz de alcançar essa temperatura.

Prova de combustão
O naftaleno tem alta reatividade química, tendo sofrido combustão incompleta(gera CO2, H2O, CO, fuligem, e mais outros compostos).

Comprovação da presença de carbono e

Relacionados