DIFERENCIE AS CELULAS PROCARIONTES E EUCARIOSTES

1224 palavras 5 páginas
DIFERENCIE AS CELULAS PROCARIONTES E EUCARIOSTES?

Explique como surgiu a célula eucariótica fotossint. A partir de uma célula procariótica inicial?
Origem das células eucariontes a partir de organismos ancestrais procariontes anaeróbios deva ter ocorrido, há cerca de 1,7 bilhões de anos. A célula eucarionte unicelular (de protozoários como a ameba) ou pluricelular (das plantas e animais) fundamenta-se no desenvolvimento de dobras membranosas que invaginaram formando compartimentos intracelulares com formas e funções diferenciadas, além de possibilitar e proteção do material genético, pela carioteca. Assim, as diversas organelas: os lisossomos, os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, os peroxissomos, o complexo de Golgi, os plastos (reserva ou de pigmentação) e as mitocôndrias, dinamizaram o metabolismo celular.
Defina protoblasto?
Conteúdo da célula, Estruturas características da célula vegetal: parede celular, vacúolo grande na célula adulta (resultante da união de pequenos vacúolos), plastos e substâncias esgásticas. Evidentemente, estão presentes nas células vegetais muitas organelas também encontradas nas células animais, como mitocôndrias, dictiossomos (pilhas de membranas lisas, que constituem o Aparelho Golgiense), núcleo, micro túbulos, ribossomos, etc.
Cite algumas funções do nucléolo?
O nucléolo está presente em células eucarióticas e tem por função a organização dos ribossomos. Quanto maior o seu número e tamanho, maior é a síntese protéica da célula.

Quais são os tipos de plastideos?
Os plastídios, também chamados de plastos, são organelas celulares encontradas em células vegetais que apresentam funções de fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, além de armazenamento. Eles são classificados de acordo com o pigmento que possuem, sendo chamados de cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.
Desenhe um cloroplasto e identifique suas estruturas?

Funções das organelas?
Mitocôndria A função da mitocôndria é produzir energia,

Relacionados