Diferencial que o conhecimento das informações contábeis proporciona no processo decisório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Matriz de atividade individual*

Módulo: 1 Atividade: AI
Título: Utilidades das informações contábeis
Aluno: Carla Regina do Amaral Serafim
Disciplina: Contabilidade Geral Turma: GRCGEAD T 24 - 0811
Introdução

Neste trabalho veremos diversos usos das informações contábeis, diante de vários tipos de usuários destas informações.
A contabilidade é muito importante dentro daempresa, pois é o único sistema de informação que consegue mostrar a empresa inteira dando valor a tudo.
Mas para ser útil tanto para usuários internos como externos ele deve possuir algumas qualidades como ser compreensível e possuir relevância e confiabilidade.
Numa empresa nem todas os funcionários tem acesso a todas as informações contábeis, muitas informações são consideradas confidenciais esó podem serem analisadas por certos níveis hierárquicos deixando para os outros usuários apenas a contabilidade financeira como fonte de dados.

Diferencial que o conhecimento das informações contábeis proporciona no processo decisório

acionistas – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: tem interesse de saber as saúde financeira da empresa e na valorização de suas açõespara uma possível venda e resgate de seu investimento.

• Pessoa jurídica: procuram saber se o valor das ações da empresa está devidamente avaliado e se esta tem potencial de crescimento pois buscam o valor futuro da empresa e não o presente.

clientes – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: com acesso as informações contábeis os clientes podem questionar e negociar preços, se alucratividade for muito alta ele pode questionar se o preço repassado ao consumidor está sendo justo.

• Pessoa jurídica: os clientes jurídicos estão interessados na saúde econômica e financeira da empresa para verificar se a mesma pode cumprir com todos os serviços que necessitam.

fornecedores – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: querem saber se a empresa terá condiçõesde pagar pelos serviços prestados.

• Pessoa jurídica: para manter as entregas e poder dar um limite de crédito os fornecedores precisam ter confiança de que a empresa poderá saldar suas dívidas.

financiadores – pessoa física e pessoa jurídica...

Ambos precisam saber a situação real da empresa seu endividamento e sua capacidade de liquidar dívidas para avaliar o quanto pode seremprestado.

administradores...

São os gestores da empresa e usam a informação contábil para as tomadas decisões, aumentar os lucros e diminuir gastos verificando que setor tem mais rentabilidade.

governo...

O governo por meio das informações contábeis pode analisar a capacidade de pagamento dos tributos, e se a empresa estiver com resultados negativos o governo pode concederincentivos fiscais para ajudar a mesma a se levantar, e também com base nos dados fornecidos podem detectar fraudes.

empregados ou candidatos a empregos...

Os empregados utilizam as demonstrações contábeis para avaliar a lucratividade da empresa em que trabalha para uma possível negociação salarial e participação nos lucros, os candidatos a emprego procurar saber se a empresa é uma boaempregadora e sua capacidade de pagamento dos funcionários.

sindicatos...

Os sindicatos utilizam das informações contábeis para negociar salários e reivindicações sindicais.

órgãos de classes...

Verificam as empresas que fornecem empregos ao seu ramo profissional para acompanhar o andamento de sua profissão no mercado de trabalho, e assim verificar o quanto sua classe esta crescendo.consumidores e concorrentes...

Os consumidores comparam os produtos e preços oferecidos pela empresa e verificam se são condizentes com o que está descrito em sua contabilidade, se a empresa não está cobrando um valor abusivo por certo produto pelo lucro muito alto.
Os concorrentes usam destas informações para verificar as finanças de certa empresa verificando capital, ativos,...