Diferencial competitivo em empresa de laticinios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Atualmente as organizações têm manifestado grande preocupação com a forma de conquistar, reter e fidelizar seus clientes. Isso faz parte de um conjunto de estratégias que garantem o mínimo de estabilidade e confiabilidade na disputa por um mercado rigorosamente competitivo.
A nova visão empresarial é marcada por modelos de gestão baseados em códigos de ética e princípiosaltamente relevantes para uma boa prestação de serviços e produtos com qualidade. As empresas estão passando a ver o mundo pela ótica do cliente levando-se em consideração seus interesses como consumidor e cidadão.
A integração com a comunidade, preocupação com a saúde dos trabalhadores, satisfação do cliente e integração em toda a cadeia traz à organização uma maior credibilidade e capacidade derelacionamentos.
No intuito de esclarecer algumas dessas estratégias e definir o que as empresas consideram importante do ponto de vista do cliente, este trabalho vem apresentar os temas que a Nestlé do Brasil considera determinantes no âmbito da geração de valor econômico e social para a comunidade como um todo e, em especial, será feita uma abordagem sistemática das ações de responsabilidadesocial.

















1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

No Brasil, já é grande a preocupação com a questão social em relação às empresas.
A sociedade está mais exigente e consciente de que as organizações não existem apenas para gerar riquezas e atender a seus interesses e de seus acionistas, sendo assim, há uma forte cobrança para que essas organizações dêem ênfase na gestãoambiental e nas pessoas.
Empresas do segmento de alimentos estão constantemente buscando aperfeiçoar as medidas de relacionamento com seus stakeholders e inovar seus produtos para contribuírem cada vez mais com a nutrição, saúde e bem-estar das pessoas. Medeiros e Reis (2007) defendem que as empresas socialmente responsáveis têm o cuidado de agir corretamente e o compromisso de “ser responsável aotomar decisões cujos resultados possam prejudicar ou contrariar os interesses sociais que dizem respeito aos stakeholders internos ou externos bem como a sociedade como um todo”.
As organizações que se dedicam às práticas de responsabilidade social têm conhecimento de que o consumidor nunca teve tanto o poder e que tais práticas são fatores fundamentais para a conquista de mercado e reconhecimentoda sociedade.
A globalização tem contribuído fortemente para que cada vez mais empresas busquem praticar a responsabilidade social para, dentre outros benefícios, agir como um diferencial competitivo.
Reiterando a citação cima, conforme Tenório (2004,p.25):

O desenvolvimento sustentável é composto pelas dimensões econômica, ambiental e empresarial. O objetivo e obter crescimento econômicopor meio da preservação do meio ambiente e pelo respeito aos anseios dos diversos agentes sociais, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Desta forma, as empresas conquistaram o respeito e a admiração de consumidores, sociedade, empregados, empregados e fornecedores, garantindo a perenidade e a sustentabilidade dos negócios no longo prazo.

Levantadas todas essasquestões o que a “Empresa Mundial de Alimentos e Nutrição” (Nestlé) tem aplicado como boas práticas de gestão para gerar valor compartilhado a fornecedores, colaboradores, consumidores, acionistas e à sociedade em geral ?


1.1.1 OBJETIVOS DA PESQUISA

1.1.2 Objetivo geral

Analisar o que a Empresa Mundial de Alimentos e Nutrição tem aplicado como boas práticas de gestão para gerar valorcompartilhado a fornecedores, colaboradores, consumidores, acionistas e à sociedade em geral.

1.1.3 Objetivos específicos

- Analisar o relacionamento da empresa com seus stakeholders.
- Descreve as ações de responsabilidade sociedade social realizadas pela Nestlé do Brasil.
- Identificar como a organização materializa no dia-a-dia dos negócios de valor compartilhado.

1.1.4 Justificativa...
tracking img