Diferencial competitivo do atacadsita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
1.1 – Introdução
No cenário atual onde o mercado tem a busca constante pela perfeição, esta já se tornou uma obrigação e não mais somente uma parte do processo. A perfeição que todas as organizações visam em seus objetivos tem alcançado patamares nunca vistos antes, considerando ainda mais em um segmento tão voraz e volátil quanto à distribuição atacadista.
O segmentovarejista de pequeno e médio porte tem como princípios caracterizar quem o melhor atende e de que maneira ele o faz. Sendo assim, segundo Sérgio Dal Sasso – (MBA Executivo 2008) é correto dizer que o cliente diferencia um atacado do outro através dos benefícios ou diferenciais que ele recebe. Então entender e pesquisar o que o varejo compreende como diferencial, é fundamental para que se possatraçar uma estratégia. Este fator em sinergia com as técnicas que o atacado utiliza em sua sustentabilidade completa um conjunto de ferramentas aplicadas no mercado varejista que deve formar um diferencial competitivo.
Através deste posicionamento onde se busca encontrar um diferencial competitivo é que será firmada qual a melhor estratégia adotada pela organização a fim de promover este “algo” a maisem sua distribuição, pois o mercado exige que a organização tenha um diferencial competitivo ou senão preço baixo para que possa vender seus produtos.
Tendo em vista Considerando três prováveis hipóteses que definem como o cliente percebe os benefícios oferecidos pela DICON e dentre eles qual o varejo vê como diferencial competitivo essa busca terá seu verdadeiro pilar apoiadoé que estetrabalho será fundamentado. A primeira hipótese consiste em Parceria/Atendimento, a segunda em Produtos/Merchandising e finalmente a terceira em Preço/Pagamento. É nelas que este trabalho vai buscar qual será o diferencial competitivo do atacadista DICON em Indaiatuba.
1.2 – Tema
Diferencial competitivo em relação ao atacado DICON
Busca-se através de dados captados em pesquisa e referênciasbibliográficas demonstrar qual a importância do diferencial competitivo percebido pelos clientes da DICON e através deles traçar uma estratégia com base nesses dados, visando um bom resultado para empresa como um todo.
1.3 – Justificativa do tema
Por ser um segmento voraz e volátil como dito anteriormente e que busca mudanças e perfeições diariamente que veio a necessidade de se criar um diferencialem relação aos concorrentes sob o ponto de vista do cliente. Para que seja sentido e percebido por estes mesmos a vantagem que a DICON esta oferecendo a eles.
A importância deste trabalho de encontrar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes é para que uma postura por parte dos representantes comerciais da empresa fosse adotada perante o cliente, e este mesmo identificasse umaimagem associada aos benefícios que a DICON ofereceaos seus clie, pois a partir destes benefícios percebidos pelos clientes é onde ele fará a escolha por um determinado atacado.
É com esta escolha que ele faz por um atacadista no qual ele enxerga mais benefícios que o trabalho busca o entendimento do por que, e como ele faz esta preferência, sendo ela pelas experiências positivas ou negativasrelacionadas a DICON ou seus concorrentes.Para se achar um ponto forte e trabalhar em cima dele visando transformar-lo em um “algo mais”. E buscando melhorar naquilo em que se é estrategicamente fraco, ou seja, seus pontos fracos para que a empresa se torne competitiva como um todo.(reescrever este parágrafo)
1.4 – Formulação do problema
Com mercado varejista em plena expansão o atacado tem anecessidade de conhecer cada vez melhor o perfil de seus clientes visando o melhor atendimento para eles e a melhor estratégia de marketing para a organização. Através deste fundamento de Marketing de se entender, atender e satisfazer as necessidades dos clientes é que se originou o problema deste trabalho.
Conseguindo entender, atender e satisfazê-lo é que se visa criar um diferencial competitivo...
tracking img