Diferenças entre gerações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................3
1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS ...............................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................43CONCLUSÃO............................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO
1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS

Com a aceleração das mudanças, o tempo que marca cada geração está ficando menor. É importante conhecer um pouco mais do cenário mundial em que cada geração se formou para compreender mais a fundo a influência sócio-histórico no perfil de cada um eenfrentar o desafio de conviver com a diversidade de gerações, não só na família como também no ambiente de trabalho. O resultado almejado no convívio das diferentes gerações é descobrir as áreas comuns que pode uni-las e não apenas o “abismo” que as separa. As pessoas de todas as gerações querem ser gerenciadas com respeito clareza de metas e liberdade de fazer as tarefas a seu modo.As organizações vive um momento histórico com um quadro funcional de três gerações: a geração Baby Boomer, geração X e geração Y.
Classificados por idades, e somadas a contexto histórico a cultura e suas características marcantes, essas gerações estão mudando a cultura organizacional das empresas de maneira positiva e negativa, esta ultima devido aos váriosconflitos que surgem entre elas.
Em uma organização é inevitável a diferença entre colaboradores gerando muitas vezes divergências por motivo de crenças , valores e cultura. Estas diferenças acaba afetando de alguma forma a organização.
O papel do gestor é fundamental para amenizar estas diferenças e não afetar de forma alguma o processo de produção daorganização.
Saber orientar com inteligência e motivar as diferentes gerações é os desafios que vários lideres estão enfrentando, devido a falta de conhecimento sobre as mesmas.
Com estratégia e novos conceitos de trabalho, deve sempre visar a melhoria continua , valorização e bem estar no ambiente de trabalho, para eliminar qualquer tipo deconflitos entre colaboradores de uma empresa.


2 DESENVOLVIMENTO
Hoje, nos deparamos com um tipo de profissional que cresce cada vez mais no mundo empresarial, são os profissionais da geração Y. Cada vez mais, os profissionais que se encaixam no conceito de geração Y ganham espaço e oportunidades dentro das organizações.
Osprofissionais com estas características são jovens que estão nas faixas dos 20 aos 30 anos de idade e que possuem um grande potencial para o trabalho em equipe, ambição, são estudados, falam mais de um idioma, se dedicam aos projetos da organização, possuem uma liderança nata e buscam ao mesmo tempo, reconhecimento, crescimento profissional de maneira rápida e dinâmica e principalmente, prezam aqualidade de vida.
Mas para entendermos melhor quem são os Ys e como surgiram, vamos conhecer quem foram seus antecessores, os profissionais da geração X. São os profissionais acima da faixa de idade citada anteriormente, cujas carreiras foram construídas após muitos anos de trabalho duro dentro de uma mesma organização. Estes profissionais, na maioria dos casos, cresceramjunto com as organizações em que trabalham e acabaram por criar raízes. Prezam a segurança do emprego e para garantirem esta segurança, acabaram por deixar um pouco de lado a qualidade de vida e o convívio familiar para se dedicarem a organização e à estabilidade financeira.
Os profissionais da geração Y são em grande parte, os filhos dos profissionais da geração X....
tracking img