Diferenças entre fala e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO DA LÍNGUA PORTUGUESA Ana Cristina Souza da Silva UERJ) crisandrema@yahoo.com.br

INTRODUÇÃO A nossa língua portuguesa sempre foi como é hoje? Como e quando ela surgiu? Há diferenças entre o português do Brasil e o português de Portugal? A nossa língua pode, no futuro, sofrer influências de outras línguas, como o inglês, por exemplo? São essas e outras questõesque impulsionaram a realização da pesquisa que deu origem ao presente trabalho, cujos objetivos são: traçar um questionamento sobre a origem da língua portuguesa e sua trajetória através de séculos até ramificar-se e modificar-se nas regiões por onde se instalou; fazer uma comparação entre o português falado no Brasil e o português falado em Portugal; traçar linhas gerais de variações lingüísticasdo Brasil e, analisar a situação em que se encontra a língua do Brasil hoje, com uma perspectiva para o futuro. Para que se entenda a formação da língua portuguesa é necessário voltar ao tempo e “escavar” as origens. A partir do primeiro tópico deste trabalho tentaremos fazer um levantamento das bases da língua portuguesa, a começar pelo Latim, seguido pelas influências de outras línguas, nocontato dos seus falantes nativos com outros povos bárbaros. A seguir procuraremos descrever como se processou a formação da língua portuguesa a partir da língua latina e as eventuais transformações pelas quais passou, através de evidências sociais, políticas e econômicas de diversos povos em questão. Após traçarmos o caminho percorrido pela língua até chegar ao português do Brasil, procuraremosreconhecer os indícios que particularizam o português do Brasil em relação ao português Europeu, além de identificar as influências transcorridas na língua ao longo do tempo.

NO PRINCÍPIO: O LATIM O que chamamos hoje de língua portuguesa, de um modo geral, já possui aproximadamente 1000 anos de existência, a contar dos primeiros documentos que datam do séc. XII, aproximadamente. É praticamenteimpossível, entretanto, traçar uma escala exata da evolução dessa língua, na qual pudéssemos detectar com precisão o tempo, os fatos, as pessoas e o lugar que concorreram para as mudanças no mais enriquecido legado que nos deixaram nossos antepassados. Do latim ao português de Portugal e deste ao português do Brasil, inúmeros fatos ocasionaram em transformações fonéticas, morfossintáticas e semânticasna língua, os quais consideramos não como fatores negativos, mas como aspectos desencadeadores da caracterização específica e enriquecimento da mesma. A língua portuguesa, que é também uma língua românica, é uma dentre outras, como o espanhol, o francês, o romeno, o italiano, o catalão etc, que remanesceram do latim, língua implantada no vasto território europeu em virtude de ocupações militares edomínio cultural e político do povo romano, a partir do séc. III a.C. Leia o fragmento abaixo:
Com a conquista de toda a península itálica, iniciada naquele século, o latim passou afinal à condição de língua da Itália Antiga. Estiolaram-se e desapareceram com isso, pouco a pouco, todas as demais línguas da península... (Câmara Jr., 1975, p. 15)

O latim foi a língua falada no Lácio, região daPenínsula Itálica, hoje conhecida como Itália. O português, na Lusitânia, região da Península Ibérica. Primeiramente, sabe-se a Península Ibérica fora habitada por um povo muito primitivo, conhecido como ibero, e mais tarde a região fora invadida pelos celtas. Estes dois povos se uniram, denominando-se celtiberos. A ocupação dos romanos se deu no séc. III a.C, os quais impuseram sua língua e suacultura, através de abertura de escolas, comércio e outros serviços. Desta forma, o latim passa a expandir-se naquele território.

Sucederam ao longo dos séculos outras ocupações da península, como a invasão dos bárbaros germânicos no séc. V e dos árabes da África Ocidental. No entanto, a essa altura, o latim já se tornara uma língua consolidada, mesmo com algumas variações regionais e não se...
tracking img