DIFERENÇAS ENTRE A CIÊNCIA ANTIGA E MODERNA

Quando apresentamos os ideais de cientificidade, dissemos que tanto o ideal racionalista quanto o empirista se iniciaram com os gregos. Isso, porém, não significa que a concepção antiga e a moderna (século XVII) de ciência sejam idênticas.
Tomemos um exemplo que nos ajude a perceber algumas das diferenças entre antigos e modernos.
Aristóteles escreveu uma Física. O objeto físico ou natural, diz Aristóteles, possui duas característicasprincipais: em primeiro lugar, existe e opera independentemente da presença, da vontade e da ação humanas; em segundo lugar, é um ser em movimento, isto é, em devir, sofrendo alterações qualitativas, quantitativas e locais; nasce, vive e morre ou desaparece. A física estuda, portanto, os seres naturais submetidos à mudança.
A física aristotélica nos mostra algumas características marcantes da ciência antiga:
- É uma ciência baseada nas qualidades percebidas nos corpos (leve, pesado, líquido,sólido, etc.).
- É uma ciência baseada em distinções qualitativas do espaço (alto, baixo, longe, perto, celeste, sublunar).
- É uma ciência baseada na metafísica da identidade e da mudança (perfeição imóvel, imperfeição móvel).
- É uma ciência que estabelece leis diferentes para os corpos segundo sua matéria e sua forma, ou segundo sua substância.
Quando comparamos a física de Aristóteles com a moderna, isto é, a que foi elaborada por Galileu e Newton, podemos notar as grandes diferenças:- Para a física moderna, o espaço é aquele definido pela geometria, portanto, homogêneo, sem distinções qualitativas entre alto, baixo, frente, atrás, longe, perto. É um espaço onde todos os pontos são reversíveis ou equivalentes, de modo que não há “lugares naturais” qualitativamente diferenciados.
- A física estuda o movimento não como alteração qualitativa e quantitativa dos corpos, mas como deslocamento espacial que altera a massa, o volume e a velocidade dos corpos. O movimento e [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 08). diferenças entre ciencia antiga e moderna. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7as-Entre-Ciencia-Antiga-e-Moderna/32089609.html

MLA

"diferenças entre ciencia antiga e moderna" TrabalhosFeitos.com. 08 2013. 2013. 08 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7as-Entre-Ciencia-Antiga-e-Moderna/32089609.html>.

MLA 7

"diferenças entre ciencia antiga e moderna." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2013. Web. 08 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7as-Entre-Ciencia-Antiga-e-Moderna/32089609.html>.

CHICAGO

"diferenças entre ciencia antiga e moderna." TrabalhosFeitos.com. 08, 2013. Acessado 08, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7as-Entre-Ciencia-Antiga-e-Moderna/32089609.html.