Diferenças entre as intencionalidades dos decretos 2.208/97 e 5.154/0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Diferenças entre as intencionalidades dos decretos 2.208/97 e 5.154/04

RESPOSTA:

Eu acredito, que a alternância de partidos políticos no poder, neste caso, tenha sido bom para a educaçãotécnico profissional no Brasil, devemos reconhecer que os dois decretos, independentes de comparações, significaram enormes avanços para a educação profissional no Brasil e determinaram a posição do estadopara a educação profissional.
O Decreto 2.2008/97, muito criticado por grande parcela de educadores, foi um salto no momento em que o governo buscou, em sua visão neoliberal, suprir a formaçãoprofissional que o mercado na época necessitava, com esta intenção ele desagregou o ensino técnico do ensino médio e criou o ensino superior tecnológico.
O Decreto 5.154/04 buscou levar uma educaçãomais completa, reintegrando o Ensino Médio e o Profissional e substituindo a formação de módulos por etapas, além de tentar universalizar a educação técnica no país através de programas como aExpansão da Rede Federal de Educação Profissional em que o governo já construiu nos últimos sete anos 140 escolas técnica e hoje possui 354 escolas de Educação Profissional e Tecnológica em todo país, comprevisão de construção de mais 214. Este programa auxilia na formação de mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho, com a formação de técnicos, graduandos, especialistas, mestres e doutores domais alto nível, pois seus alunos tem se destacados nas verificações de conhecimento elaboradas pelo governo. Ações como esta, de certa maneira, tentou corrigir algumas brechas deixadas pelo decretoanterior e flexibilizou de maneira sistematizada o ensino técnico profissional.
Fica claro que ideologias políticas estão bem presentes nestes decretos, mas para melhor esclarecimento,observemos esta diferença abaixo descrita:
O Decreto 2.2008/97 no seu artigo 5º que diz; “A educação profissional de nível técnico terá organização curricular própria e independente do ensino médio,...
tracking img