Diferença iso 9001

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Gestão pela Qualidade

Quais as diferenças entre as versões as 2000 2008 da ISO 9001?
Os principais diferenças entre as versões 2000 e 2008 da norma ficam por conta da facilitação nainterpretação dos requisitos e da necessidade de atendimento aos requisitos estatutários e regulamentares relacionados aos produtos. O foco também aumenta para os resultados e a melhoria contínua Osprincipais impactos no SGQ com essa nova versão da norma ficam por conta da facilitação na interpretação dos requisitos e da necessidade de atendimento aos requisitos estatutários e regulamentaresrelacionados aos produtos. O foco também aumenta para os resultados e a melhoria contínua. Ou seja:
• 0.1 Generalidades: esclarece a questão da conformidade com os requisitos regulatórios e estatutários,que deverão ser atendidos quando se referem ao produto (na verdade, o resultado do processo).
• 1. Escopo: reforço na preocupação com o atendimento a requisitos regulamentares e estatutários para oproduto, que não é somente o produto intencional, mas abrange o produto adquirido e o resultante dos estágios intermediários da produção.
• 3. Termos e Definições: foi eliminada a definição:fornecedor X organização X cliente.
• 4.1. Requisitos Gerais: o texto ficou mais explicativo, além de permitir que as organizações definam os controles a serem aplicados aos processos terceirizados. O uso dorequisito 7.4 como controle aos processos terceirizados.
• 4.2. Requisitos de Documentação: Melhoria no entendimento e liberdade para as organizações definirem os documentos e registros necessáriospara garantir a eficácia dos seus processos, além dos já requeridos pela norma (vide Nota 1 da sub-clausula 4.2.1). Na sub-clausula 4.2.3, ficou definido que os documentos de origem externa que devemestar sob controle são os necessários para o planejamento e operação do SGQ. O item 4.2.4 – controle de registros foi completamente revisado, e estipulou-se que os “registros estabelecidos para...
tracking img