Diferença entro o homem e o animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Natureza e Cultura - Diferenças entre o homem e o animal

O ser humano graças à capacidade que tem o seu cérebro de acumular experiências, criou a cultura que é o conjunto de conhecimentos evalores de um povo e que são transmitidos de geração a geração.Os outros animais que vivem na natureza não criam cultura, eles agem de acordo com o instinto que é um ato "cego" onde é ignorada a finalidadeda própria ação. A sua única preocupação é a de resolver problemas relacionados ao momento presente.
A experiência que acumulamos torna-se possível e útil para nós, pelo fato de utilizarmos a razãoque é a capacidade que os homens têm de avaliar, julgar e estabelecer relações lógicas, portanto, pensar em termos do que vêm antes e o que vêm depois, ou seja, relações de causa e efeito, com isso, ohomem antecipa-se ao futuro produzindo projetos para ele.
A linguagem humana é que dá ao homem a sua dimensão de temporalidade, isto é, pensar em termos de passado, presente e futuro. É a palavraque nos permite "viajar" no tempo. Por exemplo, quando digo irei ao cinema amanhã ou fui ao cinema ontem, estou remetendo o meu interlocutor à tempos diferentes graças a conjugação do verbo fazer. Dessemodo, posso pensar e planejar o futuro ou avaliar um fato passado. Porém, o mais importante, é o fato de que foram pelas palavras que o nosso conhecimento foi passado ao longo dos séculos. A palavraé um símbolo e com ela representamos o mundo que está à nossa volta e também àquele que se encontra dentro de cada um de nós.
O fato de o homem ser dotado da criação simbólica o diferencia dos outrosanimais fazendo com que o ser humano se torne um ser histórico, um ser que constrói a sua própria história, ao contrário dos outros animais que não possuem história.
O homem vive num contínuoprocesso de criação de valores, ou seja, forma ideias sobre o que é o certo ou o que é o errado, noções ou conceitos como o de justiça, por exemplo. Portanto, o homem é consciente dos seus próprios atos...
tracking img