Diferença entreo teorias e técnicas

Páginas: 6 (1379 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
O que são e quais as diferenças entre teorias e métodos

Nós seres humanos vivemos um conflito diário entre nossas teorias e suas veracidades, o nosso senso comum muitos vezes nos levaram a acreditar em coisas que nunca foram ao certo comprovadas e para comprovar essas teorias precisamos de métodos que comprovem a veracidade.

Ao olharmos para trás no século XV já podemos ver os primeirospassos dados pelo filosofo Tales de Mileto em direção a ciência , e a história da ciência.

Podemos perceber o papel da igreja católica que muitas vezes fica acima do pensamento cientifico o que atrapalhou muito o desenvolvimento da ciência pois o que a igreja queria mesmo era mostrar a sua verdade.

Com o tempo já haviam surgido diversos pensadores e colaborados científicos que realmentequeriam provar certas teorias, no século XIX surgiram sociedade cientificas com especializações, foi criada a Associação Britânica para o progresso da Ciência, nessa época surgiu a palavra cientista.

A história da ciência é complexa pois em tempos pré-históricos conhecimento era passado para as gerações futuras de uma forma oral, o conhecimento da escrita permitiu que esse conhecimento fossearmazenado e passado com mais fidelidade as próximas gerações, muitas civilizações antigas coletavam informações astronômicas de maneira sistemática através da simples observação. Apesar deles não terem um conhecimento de verdadeira estrutura física dos planetas e estrelas, muitas explicações teóricas foram propostas. Fatos básicos sobre fisiologia humana já eram de conhecimento em alguns lugares, e aalquimia era praticada por várias civilizações. Observações consideráveis sobre flora e fauna macrobióticas também foram realizadas.

Ao olhar o decorrer da história podemos perceber que em todos os lugares do mundo existiam suas importantes descobertas no antigo ocidente poe exemplo começou na Suméria as primeiras gravações das observações nas tabuas de argila.
Avanços significativos do EgitoAntigo incluem astronomia, matemática e medicina. A geometria foi necessária para a engenharia geográfica para preservar o layout e manter o dono das terras de fazendas, que eram inundadas anualmente pelo Rio Nilo.
Ao efetuar a leitura dos textos descobrimos que a Ciência é um conjunto de conhecimentos empírico, teórico e prático sobre a natureza, produzido por uma comunidade global depesquisadores fazendo uso do método científico, que dá ênfase a observação, explicação e predição de fenômenos reais do mundo através de experimentos. Dada a natureza dual da ciência como um conhecimento objetivo e como uma construção humana, a historiografia da ciência usa métodos históricos tanto da história intelectual como da história social.
Traçar as exatas origens da ciência moderna se tornou possívelatravés de muitos importantes textos que sobreviveram desde o mundo clássico. Entretanto, a palavra cientista é relativamente recente - inventada por William Whewell no século XIX. Anteriormente, as pessoas investigando a natureza chamando a si mesmas de filósofos naturais.
Teorias científicas são, o produto final da ciência. De forma geral,  parece existir uma tendência em desconfiarmos dapalavra teoria, sso porque seu significado comum esta mais ligado à especulações e incertezas. Para a ciência no entanto, a teoria tem um papel mais nobre. É ela quem responde a pergunta sobre o que é e/ou como funciona determinado fenômeno natural. Apesar disso, muito já se discutiu sobre a maneira como as teorias são selecionadas e sua validade enquanto aproximação da verdade.
Em épocas maispróximas ao início do desenvolvimento da ciência moderna, as teorias tinham seu conteúdo bastante restringido. Somente teorias que poderiam ser “provadas” por testes empíricos eram aceitas na ciência. Esse modelo acabava por limitar a aquisição de conhecimento, já que ignorava uma série de conhecimentos que não podiam ser verificados e acabavam sendo excluídos.
Esse problema seria resolvido com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diferença entre teorias
  • Diferenças entreo Governo de JK e o governo militar
  • Teoria geral processo
  • A diferença da teoria de freud e peaget
  • Diferenças entre as teorias de Lamarck e Darwin
  • principais diferencas da teoria classica
  • Diferenças entre teoria de fayol e taylor
  • Diferença entre a teoria contratualista e naturalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!