NAYANE EVANGELISTA GOMES
1253526





PORTIFÓLIO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO






Trabalho de Conclusão da disciplina de
História da Educação do curso de
Pedagogia Da Universidade deFranca.
Tutora: Katiucia e Silva







Franca
2013
A década de 20 foi marcada por vários acontecimentos; no ano de 1929 vários países foram abalados por uma grave crise econômica. Aprincipal causa foi á superprodução da indústria norte- americana que cresceu mais do que as necessidades do seu mercado interno e produziu mais do que o mercado internacional podia comprar.
O grandemarco dessa crise foi à queda das ações da bolsa de valores de nova Iorque. Isso afetou gravemente a economia dos países que dependiam de exportações dos Estados Unidos; foi o caso do Brasil que deixou devender milhões de sacas de café, e esta era a principal atividade econômica; com isso surgiu o enfraquecimento dos cafeicultores e contribuiu para desestruturar as bases politicas que sustentavam aprimeira republica além do desacordo politico entre as elites mineiras e paulistas.
Em 1930, deu inicio a uma nova fase na historia do Brasil, marcada pela liderança politica de Getúlio Vargas,ficando conhecida como “Era Vargas”. Mas foi durante este período que os conflitos entre as elites nacionais foram contornadas e a educação brasileira começou a sofrer importantes transformações, como porexemplo; a criação do Ministério da Educação e Saúde, o lançamento do manifesto dos pioneiros da Educação Nova, que vinha com a proposta de reconstruir o processo educacional do Brasil, a criação deuniversidades, o estado novo, com o preceito de que educação é direito de todos e não se esquecendo das escolas profissionalizantes, que davam oportunidades aos operários devido à exigência demão-de-obra qualificada.
A modernização capitalista trouxe a expansão de novas camadas sociais abrindo possibilidades de mobilidade social na estrutura de classes da sociedade brasileira com ampliação do... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 12). diferença entre senso comum e conhecimento cientifico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Senso-Comum-e-Conhecimento/45805446.html

MLA

"diferença entre senso comum e conhecimento cientifico" TrabalhosFeitos.com. 12 2013. 2013. 12 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Senso-Comum-e-Conhecimento/45805446.html>.

MLA 7

"diferença entre senso comum e conhecimento cientifico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2013. Web. 12 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Senso-Comum-e-Conhecimento/45805446.html>.

CHICAGO

"diferença entre senso comum e conhecimento cientifico." TrabalhosFeitos.com. 12, 2013. Acessado 12, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Diferen%C3%A7a-Entre-Senso-Comum-e-Conhecimento/45805446.html.