Diferença entre recursos humanos x gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos Humanos x Gestão de Pessoas


Todo o processo de produção somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros. Atualmente os empregados, que são os parceiros maisíntimos das organizações, estão sendo considerados os principais colaboradores, que dão vida e dinamismo no dia-a-dia da organização.
Em cada organização, funcionários são tratados de formas diferentes:como recurso organizacional ou como parceiras da organização. Quando tratados como recursos, é necessário haver planejamento, organização direção e controle de suas atividades. Já que eles são vistoscomo “obedecedores de ordens” é necessário administrá-los para obter o máximo rendimento possível. Quando tratados como parceiros da organização, elas fazem parte do capital intelectual das organizações,fornecendo conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, a inteligência, que proporciona decisões racionais afetando o rumo dos objetivos globais.
Há pouco tempo atrás o departamento derecursos humanos atuava de forma mecanicista, onde os empregados apenas obedeciam e executavam as tarefas. Hoje os funcionários são chamados de colaboradores, e a gestão de pessoas visa à valorização dosprofissionais e do ser humano, enquanto o setor de Recursos Humanos visava a técnica e o mecanicismo do profissional. Se analisarmos, veremos que o papel do colaborador é mais participativo, ele temmaior autonomia em suas atividades, cooperação nas decisões com seus gestores, alto índice de aprendizagem.
Na atual Era do Conhecimento o treinamento das pessoas é considerado o mais importantediferencial e fator de sucesso. Para isso acontecer é necessário coordenar um plano de capacitação periódico, visando as necessidades da organização e recursos disponíveis.
Não podemos esquecer que a mãode obra são os seres humanos e não simplesmente objetos. São as pessoas que fazem a instituição desenvolver-se, esses seres humanos é o que dinamiza a instituição, o que impulsiona, sendo assim...
tracking img